Os preços da soja seguem operando em alta na Bolsa de Chicago nesta quinta-feira (15). Perto de 7h35 (horário de Brasília), as cotações subiam entre 5,75 e 8,50 pontos nos principais contratos, com o maio sendo cotado a US$ 14,17 e o setembro, US$ 13,01 por bushel.
O mercado segue refletindo as condições de clima trazendo pontuais preocupações para as regiões produtoras dos Estados Unidos, segundo explicam analistas e consultores de mercado. As baixas temperaturas ainda exigem atenção dos produtores norte-americanos.
Inclusive, as altas são registradas também no mercado chinês. “Os futuros do milho, óleo de soja e farleo na Bolsa de Dalian sobem netsa quinta-feira, puxados pelas preocupações quanto ao clima frio nos EUA”, explicam os analistas de mercado da Agrinvest Commodities.
De outro lado, a consultoria alerta ainda para a possibilidade de um aumento do processamento de soja na China com a chegada de mais produto brasileiro, o que poderia aumentar a oferta de derivados, “exatamente em um momento em que a demanda por rações continua fraca”, diz a Agrinvest.
Ainda nesta quinta, atenção aos números do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) para as vendas semanais para exportação norte-americanas. É importante lembrar que os dois programas de exportação – soja e milho – estão já bastante adiantados, porém, na semana passada foram registrados cancelamentos de compras da safra velha de soja pela China, ao passo em que foram feitas compras da nova temporada.