A Volvac® IB Fit é uma vacina de rápida replicação e indução de imunidade em aves para prevenção de bronquite infecciosa
A Boehringer Ingelheim Saúde Animal reuniu virtualmente a imprensa na tarde desta quarta-feira (03) para o lançamento da Volvac® IB, uma vacina contra bronquite infecciosa.
Esta é a segunda novidade do ano da Boehringer Ingelheim e, assim, ela complementa a solução para o mercado de aves junto com o “Incubatório Escola” para capacitação e treinamentos de técnicos e médicos-veterinários que atuam nas atividades relacionadas à vacinação e incubatório de ovos.
Segundo divulgação da empresa, em testes, a vacinação com a Volvac® IB Fit resultou em um alto nível de proteção após desafio com uma estirpe virulenta homóloga em duas idades.
Ainda segundo a Boehringer Ingelheim, a duração da proteção fornecida pela vacina mostrou-se longa o suficiente para cobrir o tempo médio de vida de frangos de corte com apenas uma dose no primeiro dia de idade.
De acordo com Abílio Alessandri, diretor da área de Aves e Suínos da Boehringer Ingelheim Saúde Animal, o lançamento da Volvac® IB Fit no Brasil reforça o investimento e a atenção da empresa para a divisão de aves.
Abílio Alessandri: “No fim do ano de 2020, lançamos a Newxxitek® HVT + ND, para proteção de aves contra as doenças de Newcastle e Marek e recentemente inauguramos o VTS Incubatório Escola. A nova vacina chega para deixar o nosso portfólio ainda mais completo para atender as necessidades da avicultura nacional”.
Abílio ainda destacou que a ação faz parte da reconstrução do portifólio desde 2019. “Este é o compromisso da Boehringer com a avicultura nacional. Focada em inovação e tecnologia, resultado de campo e lucratividade, diante de um ano desafiador para a avicultura”, disse.
Entre as conveniências da inclusão de aplicação da Volvac® IB Fit nas aves, estão a baixa interferência com outras vacinas respiratórias e a possibilidade de utilização em qualquer esquema de vacinação com vacinas variantes de bronquite. Em estudo realizado para avaliar o seu desempenho em um programa que inclui vacina viva atenuada variante seguido do desafio aos 28 dias pós vacinação, a Volvac® IB Fit apresentou um score de proteção acima de 80%, mais alto quando comparado às vacinas convencionais do genótipo Massachuesetts. O objetivo foi avaliar a proteção cruzada contra importantes genótipos após um amplo programa de vacinação.
Segundo Filipe Fernando, gerente de marketing da área de Aves e Suínos da Boehringer Ingelheim, a Volvac® IB Fit chega ao mercado brasileiro com uma proposta genética nova e diferente das vacinas convencionais. “Realizamos diversos estudos comparativos com as soluções já disponíveis no mercado e tivemos resultados positivos.
Em um de nossos estudos, por exemplo, identificamos que a Volvac® IB Fit apresenta-se geneticamente distante das cepas patogênicas e mais próxima das cepas que evoluíram desde a descoberta da M41, o que a distingue de outras estirpes vacinais Massachusetts”, afirma. “O nosso lançamento traz ao mercado brasileiro grandes novidades na prevenção e combate da bronquite infecciosa em aves”, conclui.
Fernando Filipe ainda disse que a equipe da Boehringer Ingelheim está feliz por compartilhar este lançamento. “Este é um passo à frente para novas soluções, principalmente porque o mercado se abriu recentemente para vacinas variantes. Trouxemos, assim, algo novo para Massachussets. Lembramos que a bronquite é uma das mais importantes doenças que afetam a avicultura”, disse.
Ele ainda destacou que há uma perda produtiva e financeira muito grande para o setor com o advento da bronquite infecciosa. “Por isso é tão importante um correto processo vacinal, com uma tecnologia de ponta, como a Volvac® IB Fit”, destacou.