Líder no mercado brasileiro de genética avícola, a Aviagen, controlada pelo grupo alemão Erich Wesjohann (EW) e com sede em Huntsville, no Alabama (EUA), inaugurou no fim do ano passado uma subsidiária na Argentina.
Tendo em vista o potencial do país para expandir sua produção de carne de frango, a Aviagen instalou a filial na Província de San Juan, onde construiu uma granja de avós, um incubatório de matrizes (as mães do frango) e uma fábrica de ração.
Os investimentos na unidade, que vai gerar cerca de 100 empregos diretos, não foram divulgados. Segundo a empresa, a capacidade de produção é de 2,5 milhões de matrizes por ano.
Em nota, Luis Cesio, business manager da Aviagen na América do Sul (excluindo o Brasil), destacou que o consumo per capita de carne de frango na Argentina é crescente – atualmente é de 50 quilos per capita ao ano – e que a força de trabalho no país é qualificada, dois fatores que influenciaram a decisão de investir no país.
Ivan Lauandos, presidente da companhia para a América Latina, realçou, na mesma nota, que a investida marca a continuidade da expansão das operações na região. A Aviagen abriu subsidiárias no Peru e na Colômbia há dois anos.
Na região, o mercado brasileiro, que tem consumo per capita de carne de frango de 45 quilos por ano, é o carro-chefe. Como já informou o Valor, a Aviagen investiu cerca de R$ 60 milhões em 2020, boa parte em aquisições, para ampliar as operações no país, sobretudo na região Sul. A múlti não revela seu faturamento no Brasil, mas estima-se no mercado que esteja entre R$ 400 milhões e R$ 500 milhões.
Segundo a companhia, o mercado de matrizes chega a quase 55 milhões de aves por ano no país, onde sua capacidade é de 19 milhões. Na Argentina, ele alcança, no total, 8,4 milhões de matrizes – ou seja, sua participação no vizinho será de entre 35% e 40%.
Em toda a América Latina, a Aviagen informa que tem capacidade para 29,2 milhões de matrizes por ano, e o mercado total chega a quase 103 milhões.