O selo estampado nos produtos comunica aos consumidores o engajamento da marca com a reciclagem e reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento da economia circular.
O Brasil tem uma das mais altas taxas de reciclagem do mundo. Mas qual o motivo desse feito? Segundo a empresa norte-americana de tecnologia e impacto social New Hope Ecotech, mais de 90% da reciclagem no Brasil é desenvolvida por cooperativas e empresas familiares, que dependem do trabalho dos recolhedores de diversos tipos de embalagens de produtos para sobreviver.
Diante desse potencial, a New Hope Ecotech desenvolveu o selo eureciclo (representado por um sorriso), que consiste numa forma de comunicar aos consumidores o engajamento das empresas com o processo de reciclagem. E entre as mais recentes empresas participantes dessa iniciativa está a Katayama Alimentos, uma das principais indústrias avícolas do País.
O selo eureciclo certifica a logística reversa de embalagens pós-consumo, através de uma plataforma on-line de rastreamento de notas fiscais emitidas por cooperativas e operadores de reciclagem parceiros. Além disso, através do conceito de compensação ambiental, o selo garante que as marcas que o carregam destinam recursos para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem. A ação vai ao encontro da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída no Brasil pela Lei Federal 12.305/2010, que determina que as empresas devem destinar corretamente suas embalagens.
“O selo é uma forma do consumidor identificar se uma marca é realmente comprometida com a reciclagem das embalagens de seus produtos. No caso do Grupo Katayama, a adesão ao selo é mais uma iniciativa alinhada aos conceitos de ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance)”, ressalta Roberto Suguihara, Diretor Administrativo e Financeiro do Grupo Katayama. Segundo ele, a previsão é comercializar os ovos com o eureciclo estampado nas embalagens, em nível nacional, ainda neste semestre.
O que significa utilizar o selo eureciclo?
Significa que a marca destina recursos à cadeia de reciclagem, através da compensação ambiental, de pelo menos 22% das embalagens descartadas pós-consumo, conforme previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos. O grande objetivo do selo eureciclo é elevar as taxas de reciclagem no País, que atualmente giram em torno de 3%. “É uma forma de compensar o impacto ambiental das embalagens pós-consumo de forma simples e sustentável”, complementa Suguihara.
As notas fiscais emitidas pelos parceiros envolvidos no negócio funcionam como um certificado de reciclagem ou de logística reversa, que comprova que uma certa quantidade e tipo de material foi reciclado efetivamente. Junto a isso, periodicamente, a New Hope Ecotech emite relatórios ambientais que informam, através de diversos indicadores auditados, a quantidade de material compensado e os agentes impactados. Desta forma, as empresas contribuem para o aumento das taxas de reciclagem no Brasil e para a formalização e valorização dos agentes desta cadeia.
As empresas, ao adotarem o selo, investem recursos que, via eureciclo, são destinados às cooperativas e operadores de reciclagem. E assim, elas pagam pelo seu serviço ambiental, que hoje em dia não é remunerado, promovendo negócios financeiramente sustentáveis.
Entenda a compensação ambiental
A compensação ambiental é um método que garante a reciclagem de uma quantidade de material equivalente a uma determinada embalagem. Sendo assim, suponhamos que a marca de “refrigerante A” coloca uma latinha de refrigerante no mercado. Na compensação ambiental, essa mesma latinha não será reciclada, mas sim o peso e o material equivalente. Ou seja, podemos reciclar uma latinha idêntica em peso e material, mas da marca de “refrigerante B”. O importante é que o impacto negativo da embalagem está sendo compensado do meio ambiente e que a cadeia de reciclagem está sendo valorizada nesse processo.
No caso das embalagens com o selo, elas deverão ser descartadas corretamente através da coleta seletiva ou na cooperativa mais próxima para que sejam recicladas também.