A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, obteve o selo internacional Zero Waste em sua fábrica de frangos e de rações em Elazig, na Turquia. Com a ação, a empresa alcança o reconhecimento em todas as suas operações neste país. Além das fábricas em Elazig, Companhia já havia obtido o certificado em suas unidades de produção em Bandirma (frango) e em Izmir (ração, frango e peru). O resultado está em sintonia com o planejamento estratégico de sustentabilidade da BRF.
Concedida pelo Ministério de Meio Ambiente e Urbanização da Turquia, o Zero Waste atesta as práticas de gerenciamento de resíduos realizados pelas unidades e visa proteger o meio ambiente, a saúde humana e todos os recursos em processos de gerenciamento de descartes em consonância com os princípios de desenvolvimento sustentável e direcionamento eficaz de matérias-primas e recursos naturais.
“Esse resultado também é fruto do intenso trabalho de nossos times de operações, que colaboraram decisivamente para a concretização desses feitos. Seguiremos contribuindo para concretização das nossas metas e compromissos globais de sustentabilidade”, comenta Christine Maziero, diretora de Operações Internacionais da BRF.
Para obter a certificação é necessário o envio de evidências, como treinamentos e melhorias realizadas na gestão de resíduos, além do volume gerado e documentos obrigatórios, para que a fábrica seja auditada e habilitada para receber a comprovação de que está dentro das conformidades previstas.
“Cumprimos o prazo do Ministério do Meio Ambiente e Urbanização da Turquia de termos todas as operações da BRF Banvit certificadas até o fim desse ano. Seguimos inovando nas melhores práticas de gestão dos impactos ao meio ambiente, e essa nova conquista evidencia de que estamos no caminho correto, alinhados à estratégia ESG e à nossa Visão 2030”, afirma Mariana Modesto, diretora de Sustentabilidade da BRF.
A BRF assumiu as operações das fábricas nas cidades de Izmir, Bandirma e Elazig em 2017, quando adquiriu a Banvit, maior produtora de aves da Turquia e a marca mais reconhecida da região. O país tem uma população de cerca de 80 milhões de habitantes, que responde por aproximadamente 10% do consumo halal de aves no mundo.