Jovanir Inês Muller Fernandes, da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Além disso, a sustentabilidade se relaciona diretamente com a saúde intestinal, afinal esperamos que o intestino sustente, suporte e resista a todos os desafios impostos na produção, até porque o sistema intestinal é o maior sistema em contato direto com o meio externo.
“Quando a gente observa a importância do trato digestório vemos nitidamente o papel que ele exerce de passagem de nutrientes, é a ponte entre o que nós suplementamos e o que nós iremos produzir. Entretanto, se essa ponte estiver quebrada, bloqueada ou com dificuldades, nós não vamos conseguir converter nossos alimentos em produtos”, explica Jovanir.
A especialista destaca também que as aves de postura são os animais com maior desempenho no quesito conversão de proteínas vegetais em proteínas animais. “Para isso é essencial que o animal tenha uma mucosa intestinal integra que dê sustentabilidade para esse sistema”.
A relação entre microbiota e saúde intestinal é a grande determinante para o sucesso da mucosa intestinal. E todos esses fatores são extremamente importantes e contribuem para um bom desempenho da saúde intestinal.
Perspectivas atuais e futuras
Para falar sobre as “Perspectivas atuais e futuras para o mercado de ovos o evento contou com a presença de Leandro Feijó, diretor do Departamento de Temas Técnicos, Sanitários e Fitossanitários – DTSF, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que destacou a importância dos cuidados com saúde animal, como o grande diferencial da produção brasileira.
Leandro Feijó, diretor do Departamento de Temas Técnicos, Sanitários e Fitossanitários – DTSF
Atualmente o Brasil está em negociação para exportação de ovos e ovoprodutos com os seguintes países: Argélia; Colômbia; El Salvador; China; Coreia do Sul; Equador; Singapura (para este país já está aberto o mercado para ovos processados); Costa Rica; Estados Unidos; Guatemala; México; Tailândia; Honduras; Peru; Turquia; Vietnã; Venezuela e União Europeia.
CEVA realiza campanha de solidariedade e reforça o portfólio durante o Congresso de Ovos
A solidariedade é uma prática comum nas operações da Unidade de Negócios Aves da Ceva e, durante o XIX Congresso, essa ação tem sido mais um ponto de destaque na participação da empresa durante o encontro. “A Unidade de Negócios Aves da Ceva acredita que pode ir além da saúde animal. No entanto, para que esta ação ocorra, contaremos com a participação do público presente no congresso. Nos colocamos como facilitadores para que todos possam praticar a solidariedade de maneira prática e efetiva”, diz Felipe Pelicioni, Gerente de Marketing da Unidade de Negócios Aves Ciclo Longo da Ceva Saúde Animal.
Felipe Pelicioni, Gerente de Marketing da Unidade de Negócios Aves Ciclo Longo
Além disso, a empresa contou com o espaço “Painel Ceva de Sanidade: Menos é mais: a efetiva redução de manejo como base para a eficiência produtiva e lucratividade. Que contou com a presença de Branko Alvo, diretor da Unidade de Aves da Ceva; Luiz Sesti, serviços veterinários América Latina; Marco Aurélio, diretor Global de Avicultura; e Jorge Chacón, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento. Que destacaram a Novamune, uma vacina complexo-imune contra a doença de Gumboro (IBO) com a cepa SYZA 26 unida a anticorpos específicos.
Branko Alvo, diretor da Unidade de Aves da Ceva
Luiz Sesti, serviços veterinários América Latina
Produtividade e qualidade de ovos
Quem também esteve presente no Congresso de Ovos foi a empresa Adisseo, que participou com a palestra “Como a variabilidade e qualidade de ingredientes auxilia na produtividade e qualidade dos ovos?”, com apresentação da Gerente Regional de Desenvolvimento Técnico da Adisseo, Adriana Toscan.
Adriana Berti Toscan, gerente Técnica Adisseo.
“O maior desafio para definir a matriz dos ingredientes são os valores de AA Dig. Pois, não há boa correlação entre a PB e os Aminoácidos Totais nos ingredientes e a digestibilidade dos aminoácidos é variável. Por isso, a definição da frequência de análises e de formulação, dependem da inclusão dos ingredientes na formulação e da variabilidade desses”, conclui Adriana.
Trabalhos científicos premiados em 2020 e 2022
Por causa da pandemia da Covid-19 que resultou no cancelamento do Congresso de Ovos em 2020, os trabalhos científicos daquele ano não puderem ser apresentados, por isso, nesta edição houve uma premiação dupla, que contemplou tanto os trabalhos da última edição quanto os de 2022.
É o caso do trabalho “Teste in vitro da eficácia da metilxatina na forma líquida em larvas e adultos de Alphitobius diaperinus (Panzer,1797) (Coleoptera: Tenebrionidae)”, vencedor na categoria Manejo de 2022, da professora Titular Senior da FMVZ-USP, Masaio Mizuno Ishizuka, grande referência da avicultura brasileira.
Masaio Mizuno Ishizuka
“Com base nos resultados do presente estudo é licito recomendar para o controle eficiente de larvas e adultos do Alphitobius dioperinus durante o vazio sanitário e durante o alojamento nos pontos críticos de controle, a aplicação de Metilxatina (0,23) na forma líquida na diluição de 1:60”, afirma Masaio.
Outros trabalhos premiados foram:
2020:
Manejo: Armadilha de autoinoculação de Beauveria para o maneio do ácaro-vermelho Dermanyssus gallinae;
Nutrição: Estudo da interação solubilidade do calcário, níveis de cálcio e formas da vitamina D para poedeiras comerciais;
Outras áreas: Análise comparativa da qualidade microbiológica da casca de ovos de galinhas provenientes de postura em ninhos ou gaiolas;
Sanidade: Inibição da Salmonella Gallinarum pela microbiota intestinal através da comunicação bacteriana.
2022
Manejo: Teste in vitro da eficácia da metilxatina na forma líquida em larvas e adultos de alphitobius diaperinus (Panzer,1797);
Nutrição: Avaliação de várias concentrações de fósforo não fítico com e sem inclusão de fitase na dieta de frangas de postura de 0 a 17 semanas de idade;
Outras áreas: Qualidade Nutricional em ovos produzidos em sistema caipira e convencional de gaiola;
Sanidade: Escherichia Coli ST 117 com perfil de multirresistência isoladas de galinhas poedeiras.
O Congresso de Ovos segue até hoje e se encerra com um almoço de confraternização.