Os contínuos surtos de gripe aviária no Reino Unido levam todos os ovos de galinhas criadas ao ar livre a serem vendidos como “de aviário”, já que – de acordo com a legislação britânica – as poedeiras permaneceram confinadas por mais de 16 semanas.
Os veterinários do governo decidiram que, à luz da ameaça contínua representada pela gripe aviária desta temporada, as galinhas devem ser mantidas dentro dos aviários por mais um período. Foram registrados mais de 80 casos na Inglaterra e mais de 100 em todo o Reino Unido no atual surto.
No entanto, precisamos garantir que seja seguro antes que eles se aventurem e esperamos que seja apenas um curto período antes que eles possam fazê-lo novamente.”
Embalagem e marcação como “ovos de aviário”
Haverá algumas mudanças nas embalagens colocadas à venda no varejo. Os produtores continuarão a usar embalagens “produzidos ao ar livre”, mas cada uma será marcada com as palavras ‘Ovos de aviário’. Além disso, cada ovo será marcado com um número 2 para significar que é um ovo produzido por galinha submetida a confinamento. Os varejistas se comunicarão com seus clientes para explicar as mudanças.
Suporte ao consumidor para os ovos “free-range”
Mark Williams, Diretor Executivo do Conselho Britânico da Indústria do Ovo (BEIC, na sigla em inglês) observa: “Realizamos uma pesquisa que mostrou que os clientes apoiam a criação de galinhas ao ar livre, bem como seus criadores. Marcar as embalagens de ovos caipiras temporariamente como ovos “de aviário” não é apenas a solução mais prática, mas também significa que os consumidores podem continuar a comprar ovos de galinhas caipiras, embora temporariamente alojadas, enquanto os avicultores garantem que suas galinhas também estejam seguras. ”
Produtor de ovos com galinhas criadas ao ar livre, o avicultor Daniel Brown, de Suffolk, comenta que, a despeito do confinamento, suas aves “se saíram bem nas últimas 16 semanas”. Já a União Nacional de Agricultura (NFU, na sigla em inglês) destaca que as medidas de confinamento estão sendo rigorosamente acompanhadas e serão suspensas assim que o nível de risco para a gripe aviária for reduzido.