Ressaltando que a data traz a oportunidade de celebrar as contribuições dos profissionais do setor para a saúde dos animais, das pessoas e do meio ambiente, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) comemora, em 30 de abril próximo, o Dia Mundial do Médico Veterinário.
A data comemorativa não chega a ser novidade. Foi instituída em 2020 pela Associação Mundial de Veterinária (WVA, na sigla em inglês) para, como diz a própria WVA, “celebrar a profissão e promover o trabalho incrível que os médicos veterinários desenvolvem”. Na criação, estabeleceu-se como data para a comemoração anual o último sábado do mês de abril – que, em 2022, cai no último dia do mês, 30.
Daí a manifestação da OIE, que também dá espaço ao tema-chave das comemorações deste ano: “o fortalecimento da resiliência do médico veterinário”. A propósito, a WVA (que instituiu a data) ressalta:
“A profissão de médico veterinário representa uma busca profundamente gratificante. Proteger os animais contra doenças significa proteger aqueles que podem sofrer, mas não podem falar. Os veterinários são chamados a garantir que esses animais tenham voz e sejam um defensor que garanta que seu bem-estar é uma prioridade.
“De sua parte, os veterinários estão cientes de que essa carga pode ser física e mentalmente desgastante. Estresse, esgotamento e outros problemas de saúde aumentaram nos últimos anos, principalmente durante a pandemia.
“Os médicos veterinários, assim como seus pacientes, precisam de ferramentas e suporte adequados para manter sua saúde e bem-estar pessoais. Animais saudáveis exigem defensores saudáveis. Veterinários resilientes estarão melhor equipados para lidar com os desafios diários e as crises que podem ocorrer em suas atividades.
“A resiliência não é algo que possa ser conquistado individualmente. Requer o apoio eficiente de associações, instituições e governo para garantir educação, treinamento, orientação e colaboração adequados. Também requer pesquisas contínuas para entender melhor os encargos mentais e físicos que os médicos veterinários enfrentam e as oportunidades para fornecer-lhes maior suporte”.
Tendo por foco esse tema, a WVA abre o Prêmio de 2022 do Dia Mundial do Veterinário, cuja disputa é reservada às instituições que se destacaram na defesa dos esforços preconizados. As inscrições ao Prêmio – no valor de US$3.500,00 – vão até 30 de maio de 2022. Clique aqui para mais detalhes.