O período religioso da quaresma vai caminhando para o seu final sem que os produtores de ovos brancos e vermelhos consigam acompanhar a evolução histórica de preços verificada nos últimos 18 anos.
Nos primeiros dias da quaresma os produtores de ovos conquistaram reajuste que se sustentaram por apenas 4 dias, retrocedendo para patamar de preço levemente acima do valor de abertura, se mantendo inalterado por 17 dias consecutivos, quando, novamente, os avicultores conquistaram novo reajuste que elevou o preço médio para o mesmo patamar alcançado no primeiro reajuste.
O mercado de ovos vive a expectativa da recuperação no poder aquisitivo de grande parte da população com o recebimento dos salários e, também, da aposentadoria. Com isso, existe a possibilidade de novos reajustes até o encerramento desse período religioso auspicioso para os produtores de ovos.
No momento, o preço praticado aponta evolução de 2,9% sobre o valor de abertura da quaresma, enquanto o histórico indica índice positivo de 6%. Houvesse alcançado a evolução histórica, o preço atualmente praticado seria de R$144,16.