Os surtos de influenza aviária nos Estados Unidos diminuíram em maio, mas novos casos ainda estão sendo relatados, sugerindo que os preços de carne e ovos continuarão altos. Quase 38 milhões de aves foram abatidas neste ano no país por causa da doença.
As infecções por vírus altamente patogênico de influenza aviária (HPAI) atingiram o pico em março, resultando no abate de 21 milhões de aves, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). Em maio, 700 mil aves foram abatidas. A infecção em granjas comerciais também caiu, de 106 plantéis em abril para 14 em maio.
Quando a doença é descoberta, as aves geralmente são abatidas. Isso contribuiu para os preços mais altos de carne e de ovos neste ano. “O surto de HPAI afetou mais a produção de perus e ovos do que os produtos de frango”, disse a Fitch Ratings em relatório.
Os preços de frango e ovos dispararam no início deste ano e continuam altos. “Os preços dos produtos de frango aumentaram significativamente devido à oferta limitada, altos custos de grãos e logística, inflação salarial e recuperação sustentada da demanda pós-pandemia”, disse a Fitch.
Outros analistas dizem que os preços elevados das aves têm mais a ver com a maior demanda por carne do que com o impacto da influenza aviária sobre a oferta. “Como a demanda doméstica continuou aumentando, a oferta simplesmente não acompanhou”, disse em nota o Steiner Consulting Group.
O USDA disse que a produção de carne de frango deverá aumentar 1% em 2022, para 20,6 milhões de toneladas, enquanto os preços do frango inteiro deverão subir mais de 50%. Já a produção de perus deverá diminuir 3,6%, com os preços subindo cerca de 15%. Quanto aos ovos, a expectativa é de uma queda de 2,6% na produção e aumento de 64% nos preços. Fonte: Dow Jones Newswires.