A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na noite desta segunda-feira (29/08), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem aos 60 anos da Associação Cearense de Avicultura (Aceav).
O deputado Carlos Matos (União), autor do requerimento da solenidade, ressaltou a relação dele com o setor, pois os pais foram fundadores da Granja Regina, criada em 1957. “Minha personalidade foi forjada na avicultura”, afirmou.
Ele ressaltou o trabalho de diversos homens e mulheres que fizeram parte do setor ao longo desses anos, com especial destaque aos que passaram pela Aceav – instituição da qual o parlamentar também foi presidente.
Para Carlos Matos, foram pessoas pioneiras, que inovaram e fizeram crescer uma área econômica até então inimaginável no Ceará. “Há 60 anos, poucas pessoas acreditavam que a avicultura poderia ser negócio”, comentou ele, acrescentando que a produtividade das empresas cearenses chega a ser melhor que a de indústrias nacionais no mesmo setor.
HOMENAGENS
Durante a cerimônia foram homenageados o presidente da Aceav, João Jorge Reis; e os ex-presidentes da Associação José Alberto Costa Bessa Jr., Edgar Belchior Ximenes Jr., Antônio Edmilson Lima Júnior, Antônio Cleber Uchoa Cunha, Roberto Soares Pessoa, Carlos Matos, Antônio Edmilson Lima (in memorian), Wilson Gomes Carvalho (in memorian) e Jório Almir da Escóssia (in memorian).
Foram agraciados ainda o fundador da Companhia de Alimentos do Nordeste (Cialne), Francisco de Araújo Carneiro (Dico Carneiro); o presidente do Conselho de Administração da Avine, Antônio Airton de Araújo Carneiro; o fundador da empresa Tijuca Alimentos, Raimundo Everardo Mendes Vasconcelos; o presidente da Granja Abrigo, Afonso Carneiro; e o ex-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec), José Ramos Torres de Melo Filho.
Falando em nome dos homenageados, o presidente da Aceav, João Jorge Reis, explicou a importância da instituição para construir um setor econômico relevante, responsável pela geração de emprego e renda e pela produção de proteína de qualidade. “Estamos na associação para a mais difícil tarefa: manter o que esses meus antecessores fizeram pela avicultura”, assegurou.
De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), José Amílcar de Araújo Silveira, é preciso estimular a produção agropecuária. “Precisamos desenvolver este Estado e ajudar a avicultura a ter dias melhores”, defendeu.
Participaram ainda da mesa diretora da sessão solene o ex-presidente da Aceave Antônio Cleber Uchoa Cunha; o diretor da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados no Estado do Ceará (SindLacticínios), José Antunes Fonseca da Mota; e o assessor Jurídico da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Gustavo Vicentino, representando a presidente da instituição, Vilma Freire.
O requerimento da solenidade foi subscrito pela deputada Fernanda Pessoa (União).