Acompanhamento realizado pelo Ovosite tendo como base os preços comercializados no varejo paulistano entre ovos, frango abatido e carne de segunda mostra que embora apresentando redução nos últimos meses, a troca entre os produtos é bem favorável à população na aquisição de ovos.
Em agosto para cada kg de frango abatido se pôde adquirir 1,16 dúzias de ovos, indicando que o consumidor absorveu leve perda na migração da aquisição de frango por ovos. Isso porque em julho último adquiriu 1,17 dúzias e em agosto do ano passado 1,26 dúzias. De toda forma, segue bem superior ao verificado nos primeiros 7 meses de 2018 quando a aquisição não atingiu 1 dúzia de ovos.
O valor dispendido na aquisição de um kg de carne de segunda permitiu ao consumidor adquirir cerca de 3,28 dúzias de ovos significando perdas de 4,4% no mês e de 25,5% em 12 meses.
O acompanhamento histórico revela que aos poucos a relação vem retornando ao patamar histórico pouco acima das 3 dúzias de ovos por kg de carne bovina de segunda, sinalizando também que os avicultores vêm se recuperando das enormes perdas absorvidas a partir de meados de 2020 até o início de 2022.