O mercado de ovos segue apresentando bom desempenho na comercialização de ovos junto aos avicultores em período tradicionalmente mais retraído no comércio varejista. Isso porque as disponibilidades de ovos seguem limitadas na base de produção, contribuindo para manter o ambiente mais ajustado.
O resultado é um preço médio superior ao recebido na primeira quinzena e que, no momento, mostra evolução positiva e superior às verificadas no mesmo período do ano passado e na média histórica.
O acompanhamento realizado pelo Ovosite indica que nesse mesmo período dos últimos 14 anos o preço médio atingiu involução média de 3,8%, enquanto no mesmo período do ano passado apresentava involução de 2,8%. Nesse ano, sinaliza evolução positiva de 1,4%.
Embora o histórico sinalize que o mercado não oferece boas condições de comercialização para os produtores de ovos até o encerramento do mês, o momento de ajustamento de ovos tende a manter o ambiente equilibrado, embora os comerciantes tendam a pressionar por preços favorecidos alegando a necessidade de efetuar promoções nesse momento de baixo consumo. De toda forma, no ano passado os avicultores conseguiram melhorar as condições de comercialização nesse período final.