O levantamento realizado pelo Ovosite tomando como base o preço do milho, principal ingrediente utilizado na ração administrada às aves, aponta que em agosto o produtor de ovos experimentou nova retração mensal no custo de produção, atingindo o menor patamar do ano, enquanto os preços de comercialização, ao contrário, alcançaram o maior patamar do ano.
No mês, os avicultores de postura comercial obtiveram incremento de 8,9% no preço de comercialização da caixa de ovos, enquanto o custo apresentou queda de 0,5%. A comparação em doze meses, por sua vez, mostra incremento de 24% na comercialização, enquanto no custo houve queda de 11,5%.
O resultado é que pelo 6º mês consecutivo os produtores conseguiram sustentar a comercialização do seu produto acima do dispendido no custo de produção e seguem recuperando as perdas sofridas desde o segundo semestre de 2020. Transcorridos dois terços do ano, enquanto o preço médio de comercialização atingiu R$126,62, o custo alcançou R$117,31, significando margem favorável aos avicultores de 7,9%.