O movimento mais lento no comércio varejista contribuiu para um crescimento nas disponibilidades de ovos em todos os setores da cadeia de negociação e, com isso, no último dia de negócios da semana passada os produtores foram impactados negativamente com nova queda de preço nos fechamentos realizados com ovos brancos e vermelhos.
No comércio de ovos brancos a nova baixa – 2ª da semana e do mês, 28ª do ano – significou preço médio diário 2,8% inferior aos recebidos na abertura do mês e mesmo período de setembro último. Mesmo assim, ainda apresentou incremento significativo de 29,3% sobre o mesmo período do ano passado.
Os ovos vermelhos, por sua vez, também absorveram nova baixa, mas continuaram mantendo o adicional positivo de R$6,00 em relação aos ovos brancos.
O período até o encerramento do mês tende a apresentar comerciantes mais preocupados com o giro da mercadoria e promovendo o produto visando maior encaminhamento dos excedentes. Com isso, a pressão sobre os produtores de ovos por melhores condições de comercialização tende a aumentar. O ambiente deve seguir fragilizado e, dependendo das necessidades de produtores e comerciantes, novas baixas podem acontecer.