O mercado de ovos segue mostrando movimentação mais acanhada e, segundo os comerciantes, necessitando de promoções para dar maior vazão ao produto neste período de menor capacidade aquisitiva da população.
Mesmo assim, os produtores de ovos após absorverem leve queda no segundo dia de negócios da semana vem conseguindo sustentar as cotações inalteradas nos fechamentos realizados com ovos brancos e vermelhos.
O resultado, nesse momento do mês, é um preço médio diário que mostra involução de 3,6% em relação a abertura de outubro, se confirmando bem melhor que os 5,5% de involução sofrida no mesmo período do ano passado. De toda forma, apresenta perda de 4,2 pontos percentuais em relação à média histórica dos últimos 14 anos que, nesse período, mostra pequena evolução de 0,6%. Houvesse acompanhado a evolução histórica o preço atual da caixa de ovos brancos seria de quase R$142,00. No entanto, se encontra a 95,9% desse patamar.
O ambiente segue fragilizado e os comerciantes devem seguir pressionando os produtores por preços favorecidos no último dia de negócios da semana. Resta saber a posição dos avicultores com a proximidade do novo mês e a recuperação na capacidade aquisitiva da população trabalhadora e aposentados. De toda forma, o feriado em meados da próxima semana retarda um pouco mais a chegada desse momento.