Dois trabalhadores espanhóis de granjas avícolas testaram positivo para gripe aviária após um surto em aves, no que parece ser a primeira infecção humana conhecida na Espanha e a segunda na Europa desde 2003, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta, 3.
O surto de aves foi confirmado pelas autoridades em 20 de setembro e não há evidências até o momento de transmissão de humano para humano relacionada a este evento, comentou a OMS.
As infecções com influenza A (H5N1) dos dois trabalhadores – homens de 19 e 27 anos – foram detectadas em setembro e outubro, provavelmente desencadeadas pela exposição a aves infectadas ou a ambientes contaminados em granja de Guadalajara, no centro da Espanha.
Nenhum dos dois apresentou sintomas (o resultado positivo foi detectado a partir da vigilância ativa a que estão submetidos os trabalhadores na avicultura) e ambos foram isolados até testarem negativo. Após o surto nas aves, todos os trabalhadores da mesma granja e seus contatos próximos foram testados.
O Ministério da Saúde da Espanha não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.