Nos próximos dias 23 e 24 de novembro, a Agroceres Multimix apresenta aos participantes do Workshop Sindiavipar 2022, uma fórmula inovadora para apoiar a produção avícola Antibiotic Free. Desempenho superior, melhora da qualidade intestinal e auxílio na proteção contra a coccidiose são alguns dos resultados do agProFito, que combina óleos essenciais, extratos fitogênicos e prebióticos numa combinação inédita no mercado brasileiro.
Segundo o gerente nacional de aves da Agroceres Multimix, Marcelo Torretta, por dois anos a equipe técnica se dedicou a pesquisas para chegar a uma fórmula que garantisse a sinergia entre os elementos que são a base do agProFito. Após alcançada a fórmula final, a equipe partiu para as validações em campo.
Nos experimentos com a aplicação do agProFito em substituição aos antibióticos promotores de crescimento, a viabilidade, que é a diferença entre as aves alojadas e as retiradas para o abate, foi 2,1% superior aos 42 dias. O peso vivo das aves ao final do ciclo também foi 2,2% superior, representando um ganho de 67g por ave.
O uso do fitogênico também resultou em queda de 2% (3,3 pontos) na conversão alimentar e um aumento de 5% no Índice de Eficiência Produtiva das aves aos 42 dias. Os resultados relacionados à qualidade intestinal também foram melhores com o uso do fitogênico, em substituição aos antibióticos promotores de crescimento.
A partir do método Health Tracking System (HTSi), os levantamentos realizados apontaram para um aumento de 1,5% na integridade intestinal das aves. O excesso de muco, que era de 55% sem o uso do fitogênico, caiu para 35% (-36%) e descamação celular passou de 90% para 55% (-38%).
“Outro dado interessante, que está muito ligado à produção enzimática, degradação de fibras e melhoria da absorção de matéria seca, refere-se à redução de calo de patas”, explica Marcelo Torretta. Os experimentos desenvolvidos com o fitogênico demonstraram uma redução de 66% em calos de patas, cuja incidência passou de 45% para 15% com a adoção do agProFito.
Desafio de coccidiose
Em aves desafiadas para coccidiose, juntamente com o uso de Enramicina, o fitogênico potencializou a ação do programa coccidiostático, reduzindo a quantidade de Eimerias no intestino. O volume de E. acervulina passou de 10 para 5%, sendo que a E. maxima passou de 15 para 10% e a E. tenella passou de 5 para 0%.
Os resultados das aves desafiadas para coccidiose também foram positivos nos experimentos realizados sem o uso de antibióticos promotores de crescimento. O volume de E. acervulina manteve-se em 0%, sendo que a E. maxima passou de 20 para 5% e a E. tenella passou de 20 para 0%.
Avicultura de Postura
O novo fitogênico formulado pela Agoceres Multmix também foi testado em galinhas poedeiras. Os experimentos demonstraram um aumento de 5% na integridade intestinal das aves às 77 semanas de vida.
No que se refere à qualidade de fezes, as aves tratadas com agProFito apresentaram um aumento de 4% de matéria seca nas excretas. “A melhora nas excretas é resultado de uma melhor absorção de nutrientes no intestino, dentre eles o cálcio e o fósforo, que refletem em melhora da espessura de casca dos ovos”, explica Torretta.
Os experimentos demonstraram um aumento de 2% na espessura dos ovos das galinhas que utilizaram o agProFito. O índice de gema, por sua vez, apresentou resultado 5% superior ao das aves do grupo de controle negativo.