O mercado de ovos encerrou a primeira quinzena de dezembro em ambiente fragilizado e sem perspectiva positiva no curto prazo. Isso porque as disponibilidades excedem a demanda e o consumo não apresenta o dinamismo esperado.
O acompanhamento histórico realizado pelo Ovosite a partir do preço médio diário no decorrer do mês aponta que, nesse mesmo período dos últimos 14 anos, os produtores comercializaram a caixa de ovos brancos por valor, em média, 12,4% acima do recebido na abertura do mês. Entretanto, nesse ano, o preço apresenta involução de 3,7%.
Houvesse acompanhado a evolução histórica, o preço atual da caixa de ovos brancos seria de R$152,80. No entanto, atingiu apenas 85,7% desse patamar, se mantendo próximo do índice negativo alcançado no mesmo período do ano passado.
Mesmo com os comerciantes apostando em promoções para dar vazão à mercadoria, não se percebe possibilidades de melhores condições de comercialização aos produtores de ovos ou, pelo menos, recuperação das perdas sofridas no decorrer do mês. Assim, a manutenção da cotação já aparenta ser bom negócio para os avicultores.