No início da semana passada (4ª semana de 2023, 22 a 28 de janeiro) o mercado de ovos seguiu mostrando a debilidade no comércio varejista e os produtores de ovos absorveram nova baixa logo no primeiro dia de negócios. Mas, aos poucos, os produtores começaram a apontar disponibilidades mais ajustadas e, com isso, disputaram e conquistaram melhores condições de comercialização nos últimos dois dias de negócios.
Mesmo assim, o preço médio semanal de R$125,67 resultou em queda de 2,2% sobre a semana anterior, enquanto apontou incremento expressivo de 40,7% sobre a mesma semana do ano passado. O preço médio acumulado no decorrer de janeiro, por sua vez, alcançou R$116,46, equivalendo a queda de 6,9% em relação a dezembro, enquanto apresentou incremento de 35,4% em comparação a janeiro do ano passado.
A semana atual (5ª semana de 2023, 29 de janeiro a 04 de fevereiro) traz expectativas positivas diante da chegada de fevereiro e um provável crescimento de demanda em preparação para o retorno da merenda escolar na próxima semana, além do recebimento de salários da grande massa de trabalhadores e aposentados. O período foi marcado por seguidos reajustes no ano passado.