Javier Ernesto Suarez Hurtado, Diretor Geral Executivo do Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Inocuidade Alimentar (SENASAG), da Bolívia, informou que a equipe técnica, durante trabalho de rastreamento, detectou e confirmou quatro novos focos nos municípios de Tiquipaya e Cliza no departamento de Cochabamba. Todos os casos até agora registrados envolvem, exclusivamente, aves de criação doméstica.
“Os focos inicialmente detectados foram dois no município de Sacaba e um no município de Quillacollo. Os novos surtos relatados até agora são quatro nos municípios de Tiquipaya e Cliza no departamento de Cochabamba”, disse ele, esclarecendo que 85 propriedades foram revistadas e 8 notificações foram recebidas.
“Cliza e Tiquipaya são os novos focos, estamos trabalhando na busca para controlar esses focos de gripe aviária que afetam a produção avícola no departamento de Cochabamba”, afirmou.
O chefe da autoridade de saúde do país indicou que 24 brigadas foram deslocadas nos trabalhos de rastreamento, mobilizando 105 veterinários.
“Os novos focos que foram detectados: 1 no município de Quillacollo em aves de quintal, 2 focos no município de Tiquipaya em aves de quintal e 1 no município de Cliza também em aves de quintal”, informou.
Ele ressaltou que existem fatores de risco na criação de aves de quintal devido à falta de biossegurança e ao comércio ilegal, fazendo com que a doença se espalhe para outras áreas.
“Ao mesmo tempo, a proximidade de granjas avícolas torna-se um fator de risco no controle dessa doença.”
Ele recomendou que as pessoas com criações domésticas evitem que suas galinhas entrem em contato com aves selvagens que podem espalhar a doença. Garantiu que a instituição está aplicando os mecanismos correspondentes para que a doença não continue se espalhando para outras casas e granjas. No entanto, pediu aos agricultores que notifiquem o mais rapidamente possível à primeira suspeita de infecção.
Ele também informou que, diante da emergência da gripe aviária, a Senasag e avicultores de diferentes partes do país se reuniram para tomar medidas imediatas contra a doença que afeta as aves, em sua maioria caipiras.