O levantamento realizado pelo OvoSite tomando como base o preço do milho, principal ingrediente utilizado na ração administrada às aves, aponta que no decorrer do ano passado o produtor de ovos experimentou queda no custo de produção, enquanto os preços de comercialização atingiram patamares elevados.
O resultado foi que depois de absorverem preços negativos de julho de 2020 a fevereiro de 2022, os produtores passaram a conquistar boas condições de comercialização que contribuíram para recuperar parte das elevadas perdas sofridas.
Assim, enquanto o preço médio do custo de produção em 2022 atingiu R$115,06, equivalendo a queda anual de 1,6%, o preço de comercialização da caixa de ovos brancos alcançou R$127,94, alcançando incremento significativo de 24,8% sobre o ano anterior.
A estimativa de uma safra brasileira recorde de milho, o plantel de produção mais ajustado ao real mercado doméstico e os graves problemas sanitários enfrentados por muitos países que impactam negativamente na disponibilidade de ovos para sua população podem abrir novas possibilidades de exportação às empresas brasileiras. Assim, aparentemente, as condições apresentadas sugerem que os avicultores de postura comercial tendem a obter bons resultados no decorrer deste ano.