A prática esportiva seja na modalidade amadora ou profissional requer entre outras coisas alimentação equilibrada deve estar ajustada às necessidades do indivíduo para garantir energia, força, desempenho, performance e recuperação.
O exercício físico, sobretudo no resistido, provoca no músculo, um rompimento de filamentos chamados miofibrilas que são responsáveis pela contração muscular. Essa contração ocorre devido à estimulação de neurônios conectados às células musculares e vale lembrar que esse estímulo acontece pela presença de acetilcolina que resulta na contração muscular.
Para Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil e especializada em nutrição esportiva, o ovo se apresenta como um superalimento para aqueles que estão com uma rotina de exercícios físicos e desejam ter um aumento de massa muscular. “O ovo é uma fonte de colina, matéria prima para a produção de acetilcolina, fundamental para a transmissão do impulso nervoso.
Além disso, possui em sua composição cálcio, magnésio e fósforo, minerais responsáveis pela contração muscular e nutrientes como selênio, manganês, vitaminas A e E, luteína e zeaxantina que atuam como antioxidantes que combatem radicais livres e que são formados naturalmente na prática esportiva.
Fonte de albumina, uma proteína de lenta absorção, o ovo tem uma composição equilibrada de aminoácidos, dentre elas a leucina, valina e isoleucina, chamados aminoácidos de cadeia ramificada, o famoso BCAA que promove a síntese de massa muscular.
Para a produção de energia, o organismo necessita de vitaminas do complexo B, que também estão presentes no ovo que é uma alternativa saudável para uma refeição pós treino. O ovo é um alimento pratico, saboroso e muito versátil que pode ser preparado de diversas formas e por isso deve estar presente no seu dia a dia. Agora, Que tal preparar ovos mexidos macios acompanhados de crótons e iogurte com frutas vermelhas
Ovos mexidos acompanhados de crótons e iogurte natural com frutas vermelhas
Ingredientes:
– 4 Ovos;
– Sal e pimenta do reino a gosto;
– 2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
– Cheiro verde a gosto;
– Iogurte natural;
– Croutons ou torradas.
Modo de Preparo:
Em fogo baixo aqueça a frigideira e adicione o azeite de oliva. Com a frigideira bem quente, adicione os ovos ligeiramente batidos com um garfo e cozinhe em fogo baixo, mexendo de forma delicada. Adicione sal, pimenta, manteiga e cozinhe no ponto em que os ovos fiquem cremosos. A ideia é não formar crostas. Desligue o fogo, adicione o cheiro verde, os croutons e sirva.
Acompanhe a preparação com iogurte e frutas vermelhas
Sobre O Instituto Ovos Brasil
O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, que foi criada em 2007 com objetivo de educar e esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que o alimento proporciona à saúde. Entre seus propósitos, também destaca-se a missão de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil.