Os embarques de ovos comerciais no decorrer de fevereiro apresentaram desempenho bem inferior ao verificado no mesmo mês do ano passado.
O total de ovos comerciais com casca in natura atingiu pouco mais de 7,574 milhões de ovos (21.039 caixas), significando quedas de 24% sobre janeiro último e de expressivos 70,6% sobre fevereiro do ano passado, se confirmando como o terceiro mais baixo volume exportado no histórico do referido mês.
O acumulado no primeiro bimestre atingiu 17,542 milhões de ovos, equivalendo a queda de quase 70% sobre o mesmo período do ano passado, enquanto nos últimos 12 meses – março de 2022 a fevereiro de 2023 – alcançou 34,616 milhões, significando redução expressiva de 73,5% sobre o mesmo período imediatamente anterior.
Conforme sinalizado por entidades representativas do setor, o Brasil tem condições de atender uma possível demanda de países extremamente afetados em seu plantel produtivo pela Influenza Aviária sem, contudo, causar interrupção no atendimento doméstico.
No momento, ainda sem contar com um incremento mais significativo de ovos direcionado para o mercado externo, esse desabastecimento de ovos em diversos países tem contribuído para manter os preços internos mais valorizados.