O acordo coletivo de trabalho dos empregados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi homologado, nesta terça-feira, em audiência no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Após quatro anos sem reajuste salarial, os empregados vão receber 18,42% a partir deste mês. O pagamento do retroativo a setembro de 2022 será pago na próxima folha.
O diretor-presidente da Conab, Edegar Pretto, destacou a importância da mediação do Tribunal para que o acordo fosse assinado, atendendo aos interesses da Companhia e dos empregados. “Para nós, diretoria da Conab, o nosso corpo funcional é o maior patrimônio da Companhia”, afirmou o presidente.
O vice-presidente do TST, ministro Corrêa da Veiga, disse que o acordo foi firmado a partir do diálogo e do interesse da companhia e do corpo funcional. Para Corrêa da Veiga, o entendimento é a solução mais equilibrada e legítima para as negociações trabalhistas.
Na audiência de celebração do acordo coletivo de trabalho, o presidente da Conab estava acompanhado do diretor-executivo de Gestão de Pessoas, Lenildo de Moraes, do Procurador-Geral e Superintendentes da Companhia.
Os empregados da Conab estavam sem reajuste desde 2018. As negociações começaram em agosto de 2019, mas o acordo foi consolidado neste ano.