Em comunicado divulgado na semana passada (5), o Ministério de Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, através de sua Direção Geral de Serviços Pecuários e das Divisões de Saúde Animal e de Laboratórios Veterinários, informou que, após os controles pertinentes, constatou que um lote da vacina contra Influenza Aviária importada do México estava fora da temperatura ideal de manutenção.
Em decorrência, a partida foi descartada e o laboratório responsável imediatamente notificado. Em resposta, o laboratório assumiu o erro, comprometendo-se a enviar novo lote de vacinas no decorrer desta semana.
O comunicado segue informando que, por esse motivo, a vacinação de reprodutores e de poedeiras adultas fica adiada para 15 de maio. Termina ressaltando que o Ministério, através de suas equipes técnicas, reafirma seu compromisso com a saúde animal através de um acompanhamento permanente para garantir o sucesso das suas campanhas sanitárias.
Vale lembrar que, no mês passado, os serviços veterinários oficiais do Uruguai decidiram iniciar a vacinação de parte de seu plantel – reprodutores e poedeiras – contra a Influenza Aviária, apesar dos registros da doença no país estarem restritos a aves selvagens, ou seja, não atingiram a avicultura comercial.