À luz da atual crise global da gripe aviária, a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) organizou um Fórum de Saúde Animal, o primeiro do gênero, especificamente dedicado à doença, de acordo com comunicado de imprensa da entidade.
O Fórum serviu como uma plataforma para especialistas internacionais, setor privado e representantes de governos se dedicarem a discussões significativas sobre os desafios e perspectivas atuais visando ao combate da gripe aviária.
A vacinação surgiu como um ponto crítico de discussão. Os países que anteriormente dependiam de métodos convencionais para controlar a gripe aviária agora enfrentam desafios esmagadores que os levaram a explorar medidas adicionais.
Juntamente com a biossegurança, controle de movimento e erradicação, a Assembleia Geral da OMSA debateu o uso da vacinação como uma ferramenta complementar e discutiu extensivamente seus desafios de implementação associados.
Reconheceu-se que uma estratégia de vacinação bem-sucedida deve contar com vacinas autorizadas que se aproximem das cepas de vírus em circulação. Além disso, deve ser acompanhada por uma robusta vigilância de doenças e que seja capaz de demonstrar ausência de infecção na população de animais domésticos, conforme recomendado pelo Código de Animais Terrestres da OMSA.
Ao considerar todas as medidas de controle baseadas na ciência existentes e usá-las de acordo com as recomendações internacionais, os países podem desenvolver suas próprias estratégias nacionais adaptadas ao seu contexto local e garantir sua eficácia.
Os membros da WOAH adotaram uma resolução que servirá de base para moldar as futuras atividades de controle da gripe aviária, protegendo a vida selvagem, apoiando a indústria avícola e a continuidade do comércio.
A Resolução destaca, especialmente, a importância de os Membros respeitarem e implementarem os padrões internacionais OMSA para combater eficazmente a gripe aviária. Reconhecer o uso compatível da vacinação sem consequências negativas no comércio de acordo com os padrões OMSA enfatiza ainda mais a necessidade de monitoramento robusto de vacinação e sistemas de vigilância de doenças.
“Não existe uma solução única para todos, mas estou convencida de que, por meio de estreita colaboração e adesão aos nossos padrões, podemos otimizar ainda mais as medidas de controle à nossa disposição contra a gripe aviária, incluindo a vacinação”, disse Monique Eloit, diretora geral da OMSA. “Aplaudo os resultados do Fórum e a adoção da Resolução por nossos membros. Isso demonstra nosso compromisso compartilhado de controlar efetivamente a doença em todos os níveis.”
Clique aqui para acessar, além da íntegra do comunicado de imprensa da OMSA, o texto da resolução final do Fórum de Saúde Animal, além de diversos vídeos relativos à questão.