A Embrapa Suínos e Aves lançou na última terça-feira (13 de junho) um edital público para a seleção de interessados em propor inovações para atender demandas tecnológicas da avicultura e suinocultura. O edital, que receberá inscrições até 13 de setembro, faz parte do Programa Inova 2023 e oferece três vantagens às empresas que querem inovar e precisam de parceria. Uma delas é a oportunidade de construir projetos de inovação aberta em conjunto com pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves.
O edital também disponibiliza a possibilidade de acesso à estrutura de pesquisa da Embrapa e apoio na busca por fontes de financiamento para a execução de projetos de inovação aberta. As inscrições para o edital estão disponíveis no endereço www.embrapa.br/suinos-e-aves/inova2023.
O Programa Inova surgiu em 2019. Na primeira edição, chamou-se InovaPork e focou-se na avaliação de propostas de inovação apresentadas por startups. As duas edições posteriores (InovaAvi em 2020 e Programa Inova em 2021) seguiram a mesma fórmula, alcançando reconhecimento como uma importante interface para a conexão de atores envolvidos com inovação na avicultura e suinocultura (como startups, instituições de ciência e tecnologia, agroindústrias, produtores, financiadores).
“Com base nessa experiência de sucesso, aprimoramos o Inova e estamos olhando agora para a seleção de propostas e a construção de projetos de inovação a partir delas, criando um ciclo mais longo para o Inova”, explicou o chefe adjunto de Pesquisa da Embrapa Suínos e Aves, Rodrigo Nicoloso.
O edital público do Programa Inova é aberto a qualquer empresa (micro, pequena, média, grande, startup) que atenda à documentação solicitada. A partir de um trabalho de prospecção feito pela Embrapa Suínos e Aves, o edital apresenta 13 oportunidades de inovação para as quais podem ser apresentadas propostas. Mas também há uma opção de oportunidade aberta, na qual a demanda prospectada pode ser definida pelo proponente.
Entre as oportunidades de inovação estão sistemas de automação, processos ou insumos para uso prolongado da cama aviária, sexagem in ovo, carne enriquecida, kits de diagnóstico e vacinas para doenças, uso de resíduos para produção de energia em frigoríficos e desenvolvimento de protocolo de certificação de propriedades rurais em suinocultura e avicultura de baixo carbono.
As propostas inscritas até 13 de setembro serão selecionadas até 25 de outubro. Neste dia, a Embrapa Suínos e Aves promoverá o evento “Inova 2023 – Avicultura e Suinocultura do amanhã”, quando serão divulgadas as propostas selecionadas para a terceira fase do edital.
Nessa etapa, a Embrapa Suínos e Aves e as empresas selecionadas assinarão termos de confidencialidade, seguirão uma metodologia de trabalho e definirão a construção do projeto de inovação aberta de comum acordo.
“Temos a expectativa de que muitas empresas encontrem no Programa Inova o suporte necessário para colocar em prática propostas de inovação que serão importantes para o aprimoramento das produções de aves e suínos”, previu o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe.
Recursos financeiros – O edital disponibiliza recursos financeiros da Embrapa (até R$ 500.000,00 por ano) e buscará parceria de outras instituições para ampliar esta oferta. Porém, os recursos financeiros vinculados ao edital não serão distribuídos como prêmios aos selecionados. Eles ficarão disponíveis para os projetos de inovação aberta que serão construídos pelos grupos de trabalho na terceira etapa e somente serão acessados caso os mesmos sejam aprovados pelas fontes financiadoras escolhidas.