O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o Brasil está prestando as informações ao Japão sobre o caso de gripe aviária de alta patogenicidade em uma ave de criação doméstica no Espírito Santo e que espera que as exportações para lá sejam retomadas “naturalmente”. Ele não estimou quando isso deve ocorrer.
“As informações são passadas, a dimensão disso, quantos animais são, o cerco que está sendo feito lá para controlar sanitariamente a região. Feito isso, passadas todas as informações, o mercado volta naturalmente”, disse a jornalistas nesta quinta-feira (29/06).
Ontem, quando o Japão anunciou a suspensão das importações de derivados de aves do Espírito Santo, Fávaro se reuniu com o embaixador japonês no Brasil, Hayashi Teiji.
“Vamos tratar essa crise sanitária como todas as outras, como é papel do governo brasileiro e da nossa Secretaria de Defesa Agropecuária, com transparência, agilidade, acesso fácil à informação. O governo japonês só suspendeu a compra de derivados de frango para saber sobre o caso”, pontuou.
Segundo o ministro, não houve questionamentos de outros países até o momento. Ele ressaltou que a ocorrência da gripe aviária em ave de criação doméstica não altera o status do Brasil de país livre da doença.
Anteontem (28), o Ministério da Agricultura enviou questionamentos às autoridades japonesas sobre a restrição. A Pasta diz que a suspensão das exportações brasileiras não tem embasamento técnico.