O Ministério da Agricultura descartou neste domingo (2) três casos suspeitos de gripe aviária em granjas do Paraná. Foram as primeiras investigações envolvendo aves de exploração comercial.
Até o momento, o Paraná tem cinco casos confirmados de gripe aviária, mas todos são no litoral e em aves silvestres.
Foram isoladas duas galinhas em Dois Vizinhos e uma galinha em Nova Prata do Iguaçu. Os municípios ficam na região sudoeste. Os três casos foram descartados após investigações.
Embora sejam raros os casos em humanos, a gripe aviária é uma preocupação constante para a Indústria Avícola do Paraná. Afinal, o estado é o maior produtor de frango do Brasil, sendo responsável por quase 40% das exportações de carne deste tipo.
Em nota técnica, a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) orienta que todos os casos suspeitos sejam reportados ao órgão. O produtor avícola pode acionar os técnicos em qualquer unidade da Adapar ou pela internet.
Segundo a agência, aves com andar cambaleante ou girando em seu próprio eixo devem ser isoladas. Outros sintomas da gripe aviária são sinais clínicos nervosos e dificuldade de respiração.