A pesquisa realizada pelo Procon em convênio com o Dieese tendo como base o mês de junho apontou que a dúzia de ovos, item integrante do grupo de alimentos, apresentou queda de 0,6% sobre maio último e significativo aumento de 34,1% em relação a junho de 2022.
Na base de produção os produtores de ovos absorveram queda de 0,2% em relação ao mês anterior e aumento expressivo de 30% sobre junho do ano anterior.
O resultado foi um preço médio recebido pelo produtor equivalendo a 49% do valor recebido no varejo, significando leve melhora de 0,2 ponto percentual em relação a maio, quando atingiu 48,8%, enquanto apresentou queda de 1,6 ponto percentual em relação aos 50,6% em comparação a junho do ano passado.
Considerando os primeiros seis meses do ano, enquanto os produtores conseguiram melhorar em 24,9% os preços de comercialização, os consumidores adquiriram o produto por valor 29,7% acima do verificado no mesmo período do ano passado. Com isso, a participação atingiu 47,9% no período, enquanto no mesmo intervalo do ano passado alcançou 49,8%.