Os embarques de ovos comerciais no decorrer de agosto apresentaram recuperação em relação ao mês de julho último, se confirmando como o maior volume já exportado em um mês de agosto, superando o recorde anterior atingido no já distante ano de 2012.
O total de ovos comerciais com casca in natura atingiu 20,476 milhões de ovos (56.879 caixas), equivalendo a incremento de 10,5% sobre julho último, enquanto apresentou extraordinário aumento sobre os pouco mais de 396 mil ovos exportados em agosto do ano passado.
O acumulado nos primeiros oito meses do ano atingiu 208,4 milhões de ovos, equivalendo a aumento de 193,2% sobre o mesmo período do ano passado, enquanto nos últimos 12 meses – setembro de 2022 a agosto de 2023 – alcançou 211,866 milhões, significando incremento de 84,8% sobre o mesmo período imediatamente anterior.
Embora o histórico sinalize que os embarques de ovos comerciais perdem força no decorrer do terceiro trimestre, passados dois terços do período, o mercado segue apresentando bons volumes. Por ora, as primeiras informações das exportações de ovos nos primeiros cinco dias de setembro indicam forte incremento e, mesmo sofrendo diluição até o encerramento do mês, tende a finalizar em alto patamar.