A pesquisa realizada pelo Procon em convênio com o Dieese tendo como base o mês de agosto apontou que a dúzia de ovos, item integrante do grupo de alimentos, apresentou queda de 1,6% sobre julho último e significativo aumento de 22,7% em relação a agosto de 2022.
Na base de produção os produtores de ovos absorveram queda de 10,6% em relação ao mês anterior e aumento de 6,8% sobre agosto do ano anterior.
O resultado foi um preço médio recebido pelo produtor equivalendo a 43% do valor recebido no varejo, significando piora de 4,3 pontos percentuais em relação a julho, quando atingiu 47,3% e de 6,4 pontos percentuais em relação aos 49,4% alcançados em agosto do ano passado.
Considerando os primeiros oito meses do ano, enquanto os produtores conseguiram melhorar em 22,3% os preços de comercialização, os consumidores adquiriram o produto por valor 28,4% acima do verificado no mesmo período do ano passado. Com isso, a relação atingiu apenas 47,2% no período, enquanto no mesmo intervalo do ano passado alcançou 49,6%.