A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA) anunciou a recondução de sua Diretoria Executiva para a gestão 2024/2025. O publicitário Ricardo Nicodemos, que foi reeleito presidente, agora conta com Maria Cristina Tupinambá Bertelli (Diretora Executiva do Canal Terraviva) e Ricardo Krausz (Executivo de Agências na Globo) em sua equipe. O Conselho Consultivo da ABMRA também foi renovado, com a participação de profissionais notáveis na área de Comunicação e Marketing Agro.
No início de 2022, a atual gestão da ABMRA assumiu a missão de reverter um cenário de isolamento e distanciamento da Associação em relação a seus membros e ao mercado. Segundo Nicodemos, com uma estratégia centrada na valorização e aproximação dos Associados, a Diretoria empreendeu uma série de ações, incluindo a reestruturação do time e a renovação de serviços, além do desenvolvimento de novos produtos. “Aprendemos com os produtores a trabalhar de forma cooperada. Foi a soma dos esforços dos nossos Diretores, da nossa equipe de colaboradores e das nossas Agências que conseguimos chegar a resultados tão bons”, declara o atual presidente.
Os resultados dessa iniciativa incluem 40 reuniões dos Comitês de “Produtos e Serviços”, “Agência” e “Veículos de Mídia”, envolvendo mais de 700 participantes e 40 palestrantes. A gestão também lançou o “ABMRA Ideia Café”, uma série de nove encontros com líderes notáveis, como Carlo Pereira, CEO Pacto Global da ONU, Ex-Ministro Roberto Rodrigues e Ex-Ministro Francisco Turra, proporcionando a mais de 320 convidados a oportunidade de dialogar com essas influentes lideranças.
A gestão também esteve à frente da realização da 20ª e 21ª edições do Congresso ABMRA, que para a presidência, injetaram uma nova vitalidade à imagem da entidade, trazendo perspectivas e ideias disruptivas sobre a comunicação e o marketing no agronegócio. Os números demonstram o sucesso das iniciativas, com a Associação triplicando o número de Associados, consolidando sua trajetória desde o início do atual mandato. “Em 2024 a ABMRA completará 45 anos e, mais do que nunca, estará preparada para ajudar toda a cadeia produtiva a se comunicar melhor. Queremos trazer luz aos debates. Seremos o farol que conduzirá o Marketing e a Comunicação do Agro do Brasil”, diz Nicodemos.
Como parte desse ciclo, a ABMRA também ganha um novo Conselho Consultivo, com a missão de contribuir na construção de uma visão de futuro que guiará as atividades da Associação nos próximos anos. “Agradeço ao Conselho Consultivo que nos acompanhou durante essa gestão, liderado pelo Jorge Espanha e formado pelos Conselheiros Geraldo Alonso Filho, José Luiz Tejon, Carlos Alberto Carlão, Mauricio Mendes, Paulo do Carmo Martins, Fernanda Hoe e Ricardo Krausz”, declara o presidente.
Nicodemos também reafirma o objetivo da Associação de promover o conhecimento sobre o Agro e fala sobre a implementação de projetos que beneficiarão a imagem e reputação de todo o setor. A ABMRA anunciou recentemente uma parceria com a ESPM para criação do curso “Marketing Estratégico Para o Agro”, além da criação de um HUB para network, da preparação para a 9ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural, do lançamento da Revista Campo & Marketing e também do Projeto Marca Agro do Brasil.
O atual presidente diz se sentir privilegiado por ter uma diretoria executiva formada por C-Levels que dedicam parte do seu tempo a um bem maior. “Rumo aos seus 45 anos de atuação, a ABMRA espera contribuir com a comunicação para além da porteira. Temos o compromisso de ajudar nossos parceiros a alcançar aqueles que desconhecem o valor e o benefício desse setor para o Brasil.” declara Ricardo Nicodemos.
Conheça a Diretoria Executiva da ABMRA:
Ricardo Nicodemos (RV Mondel) – Presidente; Julio Cargnino (Canal Rural) – Vice-Presidente; Roberto Souza (S&P Global) Diretor Administrativo Financeiro; Alberto Meneghetti (Neodigital); Daniel de Pauli (FINCO Comunicação); Daniela Tavares (BASF); Fernanda Ibañez (FormatoIB); Gabriel Saul (IHARA); Maria Cristina Tupinambá Bertelli (Terraviva); Matheus Macedo Marinho (Elanco); Nicholas Vital (Sindan); Ricardo Krausz (Globo) e Wanderson Tosta (Jacto).
Conselho Executivo:
Donario Lopes de Almeida, Sócio-diretor da Neodigital (Presidente); Fernando de Mesquita Sampaio, Diretor da ABIEC (Assoc. Bras. das Ind. Exportadoras de Carnes); Fernanda Hoe, CEO da Elanco Saúde Animal; Grazielle Parenti, Latam Head Business & Sustainability da Syngenta; Guilherme Soria Bastos Filho, Coordenador Geral do Curso de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas; Ivan Richard Moreno Filho, CEO da ORBIA; Luciana Florêncio de Almeida, Coordenadora do Núcleo Agro da Graduação e do Mestrado da ESPM; Marcelo Duarte Monteiro, CEO da Asia Brasil Agro Alliance; Marcelo Pereira, Diretor da MilkPoint Ventures; Paulo do Carmo Martins, Pesquisador da Presidência da Embrapa; Pedro Camargo Neto, Produtor e Ex-Presidente da Sociedade Rural Brasileira e Ricardo Seiji Bernardes Nishimura, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Jacto.