A pesquisa realizada pelo Procon em convênio com o Dieese tendo como base o mês de outubro apontou que a dúzia de ovos, item integrante do grupo de alimentos, apresentou queda de 2,6% sobre setembro último e significativo aumento de 13,4% em relação a outubro de 2022.
Na base de produção os produtores de ovos obtiveram aumento de 3,4% em relação ao mês anterior, enquanto absorveu queda de 4,3% sobre outubro do ano anterior.
O resultado foi um preço médio recebido pelo produtor equivalendo a 40,2% do valor recebido no varejo, significando melhora de 2,3 pontos percentuais em relação a setembro quando atingiu 37,9%. Mesmo assim, absorveu piora de 7,4 pontos percentuais em relação a outubro do ano passado quando a relação atingiu 47,6%.
Considerando os primeiros dez meses do ano, enquanto os produtores conseguiram melhorar em 16,3% os preços de comercialização, os consumidores adquiriram o produto por valor 25,8% acima do verificado no mesmo período do ano passado. Com isso, a relação atingiu apenas 45,6% no período, enquanto no mesmo intervalo do ano passado alcançou 49,3%.