O plantel de galinhas produtivas instalada para produção de ovos segue em evolução no mês de dezembro sinalizando que os produtores, ao conseguirem melhorar as condições de comercialização e lucrar na atividade, investiram pesadamente no aumento de sua capacidade produtiva.
O plantel instalado em dezembro (desconsiderando a mortalidade, descartes antecipados ou prolongamento de lotes) subiu para 125,1 milhões de cabeças, sinalizando aumento pelo oitavo mês consecutivo e indicando incrementos de 1,3% no mês e de 12,8% em relação a dezembro do ano passado.
Por ora, o plantel instalado ainda se encontra 2,3% abaixo do recorde de 128,1 milhões atingidos em março de 2021. Mas, continua caminhando rápido para ultrapassar esse plantel no decorrer do primeiro semestre do próximo ano.
Será preciso, no entanto, que o mercado doméstico e o externo respondam positivamente a esse expressivo incremento na capacidade de produção e, assim, os avicultores possam continuar produzindo com o devido retorno essa proteína tão importante para a população brasileira e mundial.