Uma eventual aquisição do Grupo Mantiqueira, uma das maiores produtoras de ovos do país, pela JBS, que segundo “O Globo” está sendo discutida, pode fazer sentido para a companhia da família Batista, considerando sua estratégia de multiproteínas, avaliam analistas e fontes da indústria.
Um acordo entre as duas empresas estaria sendo negociado, informou o jornalista Lauro Jardim em sua coluna do jornal no domingo. Nas conversas em andamento, o fundador da Mantiqueira, Leandro Pinto, poderia continuar como sócio da empresa mesmo após a venda.
Procurado pela reportagem, Leandro Pinto negou a informação. Já a JBS não respondeu a um pedido de comentários da reportagem.
Um interlocutor disse que a informação do interesse da JBS na Mantiqueira começou a circular em meados de dezembro. Na visão dele, a Mantiqueira vem dando sinais de que se prepara para ser adquirida eventualmente. A fonte citou a compra da Toca Orgânicos, o investimento na produção livre de gaiolas e o reposicionamento da marca da Mantiqueira, que passou a se chamar Happy Eggs.
“Se você olhar o movimento da Mantiqueira nos últimos três anos, vai perceber que o Leandro [Pinto] está enfeitando a noiva. Do outro lado, tem um noivo com cara de que precisa casar com alguém”, disse.
Em uma avaliação preliminar, Leonardo Alencar, analista da XP Investimentos, disse acreditar que a compra de uma empresa de ovos seria benéfica para a JBS. A diversificação de proteínas reduz os efeitos das flutuações cíclicas de cada mercado no resultado da companhia. Além disso, pode representar uma porta de entrada para um setor que é favorecido em momentos de demanda por alimentos mais baratos e pela mudança nos hábitos globais de consumo.
Uma fonte da indústria concorda que a eventual entrada da JBS no setor elevaria mais seu nível de diversificação, visto que a empresa é uma das maiores do mundo em outras proteínas. “Seria também acessar um setor onde você já tem um mercado importante”, acrescentou a fonte, ressaltando que o segmento de ovos tem um panorama mundial muito promissor.
No entanto, o analista da XP observa que a compra isolada da Mantiqueira não seria suficiente para mudar o “ponteiro da JBS”. “Só faria sentido se fosse um primeiro passo apenas. Tudo indica que a JBS quer manter a alavancagem controlada e focada no processo de dupla listagem, então não seria uma época para compras”.
Fontes divergem sobre se o fim do acordo de venda de parte da Eldorado Celulose ao grupo indonésio Paper Excellence pode dificultar a aquisição no curto prazo. A J&F Investimentos, holding da família Batista que controla a JBS, aceitou cancelar a negociação e anunciou que devolverá R$ 3,7 bilhões. Para fontes da indústria, o valor de mercado da Mantiqueira é “pouco dinheiro” para os Batista.