No final de semana (16), o Centro de Segurança Alimentar (CFS) do Departamento de Higiene Alimentar e Ambiental de Hong Kong anunciou a suspensão das exportações de frangos e demais produtos avícolas de regiões específicas dos EUA, Japão e Polônia devido à presença da gripe aviária. A justificativa é a proteção da saúde pública dos hongueconguenses.
Especificamente, o CFS suspendeu as exportações de aves da província de Kagoshima, no Japão; do distrito de Iławski, na região de Warmińsko-Mazurskie, e do distrito de Brzeski, na região de Opolskie, na Polónia; e do condado de Gage, no Nebraska, nos EUA.
Um porta-voz do CFS afirmou que, de acordo com o Departamento de Censo e Estatística, em 2023 Hong Kong importou cerca de 2 mil toneladas de carne de frango congelada e cerca de 281 milhões de ovos do Japão; cerca de 3 mil toneladas de carne de frango congelada da Polônia e perto de 38 mil toneladas de carne de frango refrigerada e/ou congelada dos EUA, além de, aproximadamente, 84 milhões de ovos.