A União Europeia deve assinar nesta terça-feira, 11, contrato para garantir mais de 40 milhões de doses de uma vacina preventiva contra a gripe aviária para 15 países, com as primeiras remessas indo para a Finlândia, anunciaram autoridades do bloco.
O acordo garante até 665 mil doses da fabricante de vacinas CSL Seqirus e inclui uma opção para mais 40 milhões de vacinas por um período máximo de quatro anos. As vacinas serão adquiridas conjuntamente pelo braço de saúde de emergência da Comissão, HERA, e por 15 países da UE e do Espaço Económico Europeu.
As doses são destinadas aos mais expostos ao vírus, como avicultores e veterinários. Os Estados Unidos, o Canadá e a Grã-Bretanha também estão em processo de garantir doses de vacinas preventivas.
“No que diz respeito à gripe aviária, monitoramos contínua e ativamente a situação… e juntamente com os nossos Estados-Membros, garantiremos o acesso a mais de 40 milhões de doses de vacina contra a gripe aviária para proteger os mais expostos. Entregas aos países que têm as necessidades imediatas já estão a caminho”, disse a comissária de saúde da UE, Stella Kyriakides, à Reuters.
O vírus H5N1 se espalhou pela maioria dos estados dos EUA, afetando principalmente aves e, nos últimos meses, mais de 80 fazendas leiteiras.
Até agora, não houve transferências confirmadas entre humanos, embora desde 1º de abril três pessoas nos EUA tenham sido infectadas após exposição a bovinos infectados.
Não há casos ativos em humanos ou em bovinos na UE, no início de junho, de acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC).
“A transmissão para humanos continua a ser um evento raro e até agora não foi observada nenhuma transmissão sustentada entre humanos”, afirmou o ECDC num relatório semanal de 1 a 7 de junho.
“O risco de transmissão da gripe zoonótica ao público em geral nos países da UE/EEE é considerado baixo.”
A Comissão, através da HERA, já garantiu 111 milhões de doses da GSK e da Seqirus de vacinas contra a gripe pandêmica, que podem ser adaptadas a qualquer estirpe de gripe prevalecente.