Citando o governo do estado australiano de Victoria nesta terça-feira, 25, a Reuters informa que uma cepa altamente patogênica de gripe aviária atingiu uma oitava granja perto de Melbourne, elevando para dez o número total de instalações infectadas no país.
A Austrália convive com três surtos paralelos de gripe aviária, dois perto de Melbourne e um perto de Sydney. Cada um envolve uma cepa diferente do vírus, mas nenhum deles é do tipo H5N1, que se espalhou pelas populações de aves e mamíferos e até mesmo pelos humanos em todo o mundo.
As autoridades vitorianas afirmaram que a mais recente infecção ocorreu numa zona onde já vigorava a quarentena em torno das explorações afetadas e, portanto, não foi inesperada.
A gripe atingiu principalmente as granjas de postura. Cerca de 1,5 milhão de aves foram ou serão mortas para controlar a propagação do vírus. Até agora não faltam ovos no varejo.
A gripe aviária se espalha para animais de criação a partir de aves selvagens. As infecções de 2024 são o décimo surto na Austrália desde 1976. Cada uma foi contida e erradicada, segundo o governo.