O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Satuba, retomou as atividades no laboratório de avicultura, a partir de uma parceria com a PlumaGen, empresa do setor avícola, voltada para a distribuição de aves de postura, ou seja, aquelas destinadas à produção de ovos.
A iniciativa foi viabilizada através da doação de aves pela empresa, com o suporte técnico dos seus profissionais de campo. Paulo Júnior, professor do curso de Agropecuária, e a médica-veterinária do campus Jana Kelly estiveram à frente na recepção inicial das aves doadas, garantindo sua vacinação e manejo adequado.
Gabriel Faustino, chefe do Departamento de Gestão Agropecuária (DGA) explica que a reabertura do laboratório, fechado desde o início da pandemia por questões operacionais, fortalece a retomada das atividades acadêmicas e de pesquisa voltadas à avicultura no campus Satuba.
“A reativação do sistema de produção de ovos no laboratório de avicultura representa uma vitória importante para a instituição, que tradicionalmente tem essa atividade prática atrelada à didática de ensino dos profissionais que são formados no campus. Com o esforço e dedicação dos profissionais ligados ao DGA, tivemos êxito neste pleito”, explicou Gabriel.
De acordo com o servidor a parceria com a empresa PlumaGen fortalece a capacidade do Ifal em promover o desenvolvimento sustentável e econômico regional através da avicultura. “A parceria é importante pois estreita os laços da instituição com o setor produtivo, além de abrir possibilidades para o desenvolvimento de projetos futuros”, destacou.
A equipe de manutenção do Departamento de Infraestrutura (DIM) do campus também desempenhou um papel importante na readequação das instalações, proporcionando o ambiente ideal para o desenvolvimento das aves.