Alcançar uma nutrição mais precisa para aves é um dos desafios mais urgentes da produção avícola moderna. Isso porque um maior nível de precisão da dieta tem impacto direto na maior eficiência produtiva, na melhor saúde do plantel e em menor impacto ambiental da produção com a consequente melhor rentabilidade para o produtor.
Para incentivar uma reflexão sobre as melhores estratégias para atingir estes resultados e a complexidade de atingir uma formulação mais precisa para as aves, a Evonik irá realizar no próximo dia 9 de outubro, em Foz do Iguaçu, no Paraná, o Simpósio Alcançando uma nutrição mais precisa de aminoácidos em dietas de aves e seus impactos no desempenho, na saúde e na sustentabilidade, durante a 4ª edição da Conferência Científica Latino-Americana 2024 (PSA Latam 2024).
As conversas terão convidados especiais do Brasil e do exterior, como o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Horácio Rostagno, a professora da Unesp – Campus de Jaboticabal, Nilva Sakomura, o professor da Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, Samuel Rochell, o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe, o pesquisador da Evonik na Alemanha, Andreas Lemme e o consultor Jeffersson Lecznieski. Os debates serão moderados pela diretora de Negócios da Linha de Especialidades de Monogástricos da Evonik nas Américas, Anita Menconi.
O simpósio encabeçado pela Evonik passou por um processo de curadoria da comissão científica da Poultry Science Association (PSA), destaca o presidente da PSA Latam (Poultry Science Association na América Latina) e diretor de Marketing Estratégico de Essencial Nutrition da Evonik na América Latina, Nei Arruda. “A programação de cada um dos simpósios da Conferência da PSA passa pela aprovação de uma comissão científica”, reforçou o especialista.
Ele salienta a importância de incentivar iniciativas de promoção e divulgação de pesquisas e da ciência. “Estamos muito felizes em poder participar deste evento que tem o objetivo de contribuir e incentivar a produção acadêmica. Nós, da Evonik, acreditamos na ciência e no desenvolvimento de pesquisas como uma ferramenta eficaz para beneficiar não apenas a produção de alimentos, como também a vida das pessoas. Por isso, temos a ciência em nosso DNA”, afirmou.
Programação
O Simpósio Alcançando uma nutrição mais precisa de aminoácidos em dietas de aves e seus impactos no desempenho, na saúde e na sustentabilidade vai ser aberto às 14h, na sala Cataratas II, com um debate sobre a Atualização das recomendações de aminoácidos para frangos de corte modernos, encabeçado pelo professor da UFV, Horácio Rostagno. Em seguida, as discussões serão sobre a Modelagem da resposta de frangos de corte modernos aos níveis de densidade de aminoácidos e energia no desempenho e na lucratividade, com a professora da Unesp – Campus de Jaboticabal, Nilva Sakomura.
O professor da Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, Samuel Rochell, vai destacar o Efeito dos desafios à saúde intestinal na utilização de energia e aminoácidos em frangos de corte. Logo depois, o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe, vai ministrar a palestra Gerenciando a qualidade e a variabilidade nutricional das principais matérias-primas e seus impactos nos custos de formulação de rações e no desempenho das aves.
A Experiência europeia na redução dos níveis de proteína bruta da dieta e seus impactos nos parâmetros de desempenho, bem-estar e sustentabilidade vai ser apresentada pelo pesquisador da Evonik na Alemanha, Andreas Lemme. E o consultor da Boreal Consultoria, Jeffersson Lecznieski, vai encerrar a programação com um debate sobre os Fatores críticos para a aplicação prática de dietas com redução de proteína bruta: experiência brasileira.
O simpósio da Evonik vai ser realizado no Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort, em Foz do Iguaçu, e tem entrada gratuita para os congressistas da 4ª Conferência Científica Latino-Americana 2024 (PSA Latam 2024).