Com o grande crescimento do setor de avicultura de postura (granja de ovos) em Santo Antônio do Monte, a Prefeitura Municipal tem adotado uma seria de ações para fomentar o setor e promover o desenvolvimento sustentável e econômico local. Em encontro virtual realizado na tarde de terça-feira (12), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcello Faria, e a secretaria de Meio Ambiente, Isabela Garibaldi, estabeleceram um importante canal de comunicação com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com o objetivo de trabalhar a pauta de credenciamento e exportação dos produtores locais.
“É um setor em franco desenvolvimento. Ao longo dos últimos 18 anos, tivemos um crescimento em torno de 250% em termos de tamanho de plantel e produção de ovos localmente, tornando-se um motor econômico para o município. O que a Prefeitura e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico desejam é criar condições para que o setor seja cada vez mais robusto, tenha maior sustentabilidade financeira e uma projeção de longo prazo de crescimento e consolidação de suas atividades aqui. Portanto, essa parceria com o MAPA é fundamental para nós, pois pensamos em dotar nossas empresas, primeiro, de uma habilitação sanitária robusta a nível nacional, que é o SIF (Selo de Inspeção Federal), um pré-requisito para a exportação. Uma vez que a empresa local a obtenha, isso também abre condições para que ela comercialize. Estamos animados, otimistas com a receptividade aos nossos projetos e vamos seguir em frente”, enfatizou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Marcello Faria.
Durante a reunião, que contou com a presença de Juliana Satie, Diretora do DIPOA/MAPA; Luís Renato de Alcântara Rua, Secretário de Comércio e Relações Internacionais – SCRI/MAPA; Vitor Soares, da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos – AEAPF/MAPA; Wilson Rodrigues, assessor da Deputada Federal Greyce Elias e Lívia Silva, Assessora na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, foram apresentados quais países já estão abertos, em termos sanitários, para exportações de ovos. O Ministério da Agricultura pontuou as ações de qualificação necessárias para as empresas produtoras, tanto para exportação quanto para adequação sanitária. Também foram discutidas atividades de promoção comercial internacional das quais as empresas da cidade de Santo Antônio do Monte poderiam participar.
Em entrevista, o prefeito Leonardo Lacerda Camilo falou sobre a capacidade e potencial que Santo Antônio do Monte tem para se tornar um grande exportador. “Nossa cidade está entre as maiores produtoras de ovos do estado de Minas Gerais, com um plantel de aproximadamente 6 milhões de aves e uma produção de ovos que cresce a cada ano. Essa é uma pauta muito importante para o desenvolvimento econômico local e vamos trabalhar para que os nossos produtores estejam alinhados aos objetivos necessários para abertura de novos mercados”, pontuou.