Pioneira no serviço de extensão rural no país, a Emater-MG reuniu uma extensa lista de motivos para festejar no seu aniversário de 76 anos. Na solenidade comemorativa, realizada nesta quinta-feira, na sede da empresa em Belo Horizonte, foi destacado o trabalho de décadas da empresa em prol dos produtores de queijo que culminou com o reconhecimento do modo de fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas (unesco), na última quarta-feira (dia 4).
O evento (transmitido ao vivo pelo Youtube), contou com a presença de diversas autoridades e destacou alguns trabalhos de grande relevância desenvolvidos pela empresa. “A Emater-MG está sempre levando esperança e prosperidade no campo. Mas a empresa tem participado de conquistas históricas como esse título da Unesco para os queijos artesanais de Minas. A Emater foi primordial desde o início da candidatura, com a formulação do dossiê e a caracterização das regiões produtoras, então é um orgulho para a gente fazer parte desse grande feito”, comentou o diretor presidente da Emater-MG, Otávio Maia.
O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, foi agraciado com o Mérito da Extensão Rural, concedido a personalidades com contribuição relevante ao serviço de extensão rural (Ater) em Minas. Como não pode estar presente, ele mandou um vídeo salientando a importância da empresa para o desenvolvimento rural no estado. “Fico muito feliz de saber que o Estado de Minas Gerais sabe valorizar nossa agricultura familiar e oferecer oportunidades e geração de renda para os produtores. Espero que nos próximos anos, possamos continuar colhendo muitos outros frutos que a Emater-MG tem plantado ao longo desses 76 anos”, destaca o vice-governador.
Repactuação da Tragédia de Mariana
No evento, a empresa de extensão rural homenageu produtores e parceiros. O produtor rural Maurício Capistrano Costa, de Medina, no Vale do Jequitinhonha, foi lembrado pela produção de café especiais, com o comprometimento com a conservação de solo e água. Já Uanderson Batista de Carvalho representou os jovens rurais, que agora ganham um foco especial da Emater-MG com o recém-lançado programa Futuro no Campo.
Os parceiros destaque foram a Coopervass – Cooperativa Agropecuária do Vale do Sapucaí (categoria Associação Rural), a NTV (Empresa de Comunicação), a Harsco Minerais Ltda (Empresa Destaque), e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Órgão Público). Este ano, a parceria entre a Emater-MG e a Seplag se intensificou, em função do acordo de repactuação da Tragédia de Mariana.
“A Emater-MG assumiu com a repactuação de uma enorme responsabilidade, diversos projetos de recuperação, nos municípios atingidos pelo rompimento da barragem em Mariana. Projetos que a população local espera muito e parte deles tem um fundo perpétuo que irá financiá-los. O objetivo é transformar aquela região num modelo mundial de recuperação produtiva e a população confiou isso a Emater-MG porque ela é uma grande instituição e uma referência nacional”, salientou o secretário adjunto da Seplag, Luís Otávio Milagres de Assis.
2,6 milhões de atendimentos
Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Emater-MG atendeu no último ano cerca de 350 mil produtores rurais e fez aproximadamente 2,6 milhões de atendimentos ao público em geral. A Emater-MG tem escritórios em 817 municípios, mediante convênios com as prefeituras municipais. Ao longo desta sua trajetória vem contribuindo para o crescimento do setor agropecuário de Minas Gerais, sempre buscando promover o desenvolvimento sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural. Só na parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE), mais de 3,4 mil escolas estaduais e mais de 22 mil agricultores foram capacitados para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Minas Gerais.
Na solenidade, também foram feitas homenagens aos profissionais de Ater pelo Dia Nacional do Extensionista Rural, que é comemorado no dia 6 de dezembro. Tadeu Ribeiro Tavares de Melo (lotado na Unidade Regional de Belo Horizonte e presidente da Associação dos Amigos da Extensão Rural Pública – Adaerp) e Vanessa Cristina Ribeiro, da Unidade Regional de Patos de Minas, foram escolhidos pelos profissionais da casa como funcionários destaque. “Trabalhar com a extensão rural é mais que um emprego, é um chamado para transformar vidas, fortalecer comunidades e pessoas e contribuir para um futuro mais justo e sustentável no campo”, definiu emocionado Tadeu Melo.