A avicultura brasileira está de luto. Morreu a médica veterinária Nair Massako Katayama Ito. Como destacou certa vez, Ariel Mendes, Presidente da FACTA: “Desde os tempos de graduação, Nair se focou com afinco na avicultura, o que se perpetuou por toda a sua formação no mestrado, doutorado e pós-doutorado, sempre dedicados ao setor avícola, com atuações importantes como pesquisadora, extensionista e como consultora para inúmeras empresas no Brasil e no exterior”.
Nair ao lado de Ariel Mendes. Ela era filha de avicultores e dizia: “Fui criada no meio de galinhas, tenho paixão pela profissão de veterinária e paixão pela patologia”.
Ela se formou em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) e doutorado em Medicina Veterinária na área de concentração Patologia Experimental e Comparada também pela FMVZ-USP. Atualmente trabalhava como consultora independente de empresas avícolas do Brasil, países da América Latina e Moçambique e como docente de cursos de graduação e pós-graduação e orientadora de alunos de pós-graduação do Brasil.
Desde 1994 era sócia do SPAVE Saúde Animal Ltda, responsável por exames necroscópico e histopatológico, interpretação dos resultados microbiológicos e sorológicos e tomada de medidas curativas, preventivas e de controle das doenças de frangos de corte, reprodutoras, galinhas de postura, codornas e aves domésticas e selvagens. Desde 1992 colaborava com instituições de classe, revistas e empresas avícolas com aproximadamente 450 artigos científicos e técnicos ou palestras sobre fisiopatologia, diagnóstico e prevenção das doenças infecciosas e metabólicas das aves comerciais.
A despedida a Nair Katayama Ito será no Cemitério e Crematório Valle dos Reis.
O endereço é: Avenida Aprígio Bezerra da Silva, 5901, Jd.Salete, em Taboão da Serra, SP.
O horário será das 12:00 hs às 16:30 hs.
A MundoAgro se solidariza com a família, amigos e com todo o setor avícola.