Newcastle em granjas de frango vem sendo outro desafio para os avicultores poloneses.
A Polônia já abateu 11,5 milhões de aves como medida de combate aos surtos de gripe aviária, informou o Ministério da Agricultura no domingo, 27.
O ministério esclareceu que 7,5 milhões de aves foram abatidas em granjas comerciais diretamente afetadas, enquanto outros 4 milhões de cabeças também foram sacrificadas como medida de precaução em 65 das chamadas granjas de contato.
O comunicado acrescenta que a Polônia registrou até o momento 82 surtos de gripe aviária em granjas comerciais e 55 casos em aves selvagens.
Além disso, o ministério relatou 23 surtos da Doença de Newcastle em granjas avícolas comerciais, 22 deles em granjas de frangos e um em uma granja de perus.
Em abril, a Comissão Europeia sancionou o plano de ação imediata de 13 pontos da Polônia para controlar o vírus da Influenza Aviária, como alternativa às medidas mais rigorosas propostas anteriormente pelo órgão executivo da UE.
No sábado (26), o Ministro da Agricultura, Czesław Siekierski, assinou um regulamento com o objetivo de proteger o setor avícola de surtos de doenças avícolas. O regulamento obriga grandes granjas e incubadoras a vacinarem seus frangos e perus.