Autores: Nathana Rudio Furlani, Rony Riveros Lizana, Audasley Tadeu Santos Fialho e Nilva Kazue Sakomura.
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Campus Jaboticabal.
O cálcio (Ca) e o fósforo (P) são minerais essenciais na produção de aves, desempenhando papéis cruciais tanto no desenvolvimento ósseo durante a fase de crescimento quanto no suporte à formação da casca do ovo na fase de produção. Ambos os nutrientes são importantes para um ótimo desempenho produtivo das aves de postura.
Ao utilizar o modelo fatorial, é possível determinar as exigências nutricionais de Ca e P com base nas necessidades para mantença e produção. Durante a fase de produção, caracterizada por altas taxas de postura, há um aumento significativo na demanda por esses minerais, exigindo um ajuste dinâmico na homeostase mineral para garantir atender as exigências nutricionais. Assim, é fundamental adotar um modelo que permita atender às exigências nutricionais de forma precisa, considerando as variações na produção e o estado fisiológico das aves (WPS, 1985). O modelo fatorial se destaca por expressar as exigências nutricionais para mantença em função do peso vivo (PV), e crescimento e produção em função ao ganho de peso (GP) e à massa de ovo (MO), respetivamente.
Dessa forma, o objetivo deste estudo foi desenvolver um modelo fatorial que permita determinar as exigências de cálcio e fósforo para frangas em crescimento e galinhas de postura, considerando tanto as necessidades fisiológicas quanto as demandas produtivas.