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Em Xangai, ApexBrasil inaugura pavilhão nacional na SIAL China 2025 com a presença de 53 empresas brasileiras

  • 21 maio, 2025
  • Campinas, SP,
  • -Cursos e Eventos

A participação em uma das maiores feiras internacionais de alimentos e bebidas do mundo marca o encerramento da missão brasileira à China e reforça posição de destaque do Brasil no mercado asiático de alimentos.

Com grande diversidade de produtos, o Brasil inaugurou, nesta segunda-feira (19/5), sua participação na SIAL China 2025, uma das maiores feiras internacionais de alimentos e bebidas do mundo, realizada em Xangai até o dia 21. Organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Pavilhão Brasil reúne 53 empresas nacionais e marca o encerramento da missão comercial do país à China, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma série de ações estratégicas em várias cidades chinesas ao longo da última semana.

“A participação do Brasil na SIAL em Xangai encerra duas semanas intensas de atividades, que envolveram centenas de empresas brasileiras e 13 entidades do agronegócio nacional. Foi uma agenda robusta, construída com muito diálogo e cooperação”, afirmou Laudemir Müller, gerente de Agronegócio da ApexBrasil.

Segundo ele, o encerramento da missão na SIAL é também uma demonstração clara da relevância do Brasil como fornecedor confiável e estratégico para o mercado chinês. “Essa presença na feira é mais do que uma vitrine: ela confirma que o Brasil é, de fato, um parceiro estratégico da China: 25% das importações chinesas de alimentos e bebidas vêm do Brasil. Isso mostra o papel essencial que desempenhamos na segurança alimentar chinesa e a importância de seguirmos fortalecendo essa relação”, destacou Müller durante a abertura do Pavilhão.

Na mesma linha, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Luis Rua, ressaltou o impacto da missão e o trabalho conjunto das instituições brasileiras. “Estamos começando esta segunda-feira aqui em Xangai com a abertura da SIAL China, uma das maiores feiras do setor, depois de uma semana bastante intensa em Pequim e no interior da China. Foi uma missão presidencial histórica, com resultados igualmente históricos para o agronegócio brasileiro”, afirmou.

“Grande parte desses resultados é fruto da parceria entre o Ministério da Agricultura, a ApexBrasil, o Ministério das Relações Exteriores e nossa embaixada; todos trabalhando juntos para ampliar a presença do Brasil nos mercados internacionais, especialmente aqui na China, que é um dos maiores e mais estratégicos mercados do mundo. Desejo uma excelente feira a todos”, concluiu Rua.

Participação brasileira

Divididas em três pavilhões, as empresas brasileiras apresentam uma variedade de produtos que vão desde mel, própolis e açaí, até carnes bovinas, suínas e de aves, além de frutos do mar, massas, amendoim, bebidas saudáveis, bebidas alcoólicas, smoothies e alimentos saudáveis e orgânicos.

O Grupo Attiva, localizado em Bananal (SP), na divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, marca presença na SIAL China 2025 com um portfólio voltado à exportação de bebidas premium. A empresa produz água mineral e bebidas alcoólicas, incluindo gin, vodka e cachaça. Um de seus destaques na feira é o lançamento da primeira água mineral brasileira em garrafa de champanhe com tampa de rolha, um produto voltado para a exportação. “A ApexBrasil é uma ilha de excelência que o Brasil tem. Dá muito apoio e ajuda a resolver. Eu sou uma pessoa encantada com o trabalho que a Apex faz, não só aqui na China, mas também em Dubai, Nova Iorque e outras cidades. É uma parceira fundamental para quem quer exportar com qualidade”, afirmou Bruno Marini, CEO do Grupo Attiva.

A Timbaúba, de Petrolina (PE), participa da feira apresentando o sabor autêntico da uva pernambucana em sucos 100% naturais, sem açúcar e aditivos. Com 30 anos de atuação na produção de sucos integrais e água de coco, a empresa iniciou seu processo de internacionalização em 2023 e já exporta para 11 países, como Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Porto Rico e Angola. A Timbaúba controla toda a cadeia produtiva – do cultivo ao envase – o que garante o padrão de qualidade. “Isso garante mais controle, o que fez com que a Timbaúba atingisse o exigente mercado japonês”, afirma Lucas Gama, gerente de exportação.

De olho no potencial do mercado chinês e de outros países, a empresa planeja lançar no próximo ano novos produtos, como limonada, suco de açaí, chá gelado natural e isotônico à base de água de coco. “O principal plano é expandir, consolidar e aumentar nossa presença no mercado internacional. A ApexBrasil tem sido fundamental e uma ajuda valiosa na participação em feiras internacionais e rodadas de negócios”, destaca Gama. A Timbaúba já participou da SIAL Paris e da Foodex, no Japão, e se prepara para novas feiras no Texas e na Alemanha.

Diretamente de Pindamonhangaba (SP), a Apis Brasil está presente com sua linha de produtos derivados do mel e da própolis verde, incluindo o lançamento de cápsulas softgel com extrato concentrado. Com três décadas de experiência em exportação, a empresa tem consolidado sua atuação em mercados da Ásia, como Japão, China e Coreia do Sul, com o apoio da ApexBrasil.

“Participar de feiras como essa tem contribuído muito para levar nossos produtos cada vez mais longe. A ApexBrasil sempre nos apoiou na divulgação, especialmente aqui na Ásia”, afirmou Pedro Gheorghiu, gerente comercial da Apis Brasil.

“Recentemente, desenvolvemos as cápsulas softgel, e eventos como a SIAL têm sido fundamentais para apresentá-las a novos compradores. Hoje mesmo fechamos um bom negócio com uma empresa que vende para Taiwan, um mercado que tradicionalmente consome extrato glicólico, mas que agora está começando a se interessar pelas cápsulas. Está sendo uma experiência muito positiva. Muito obrigado, Apex!”, agradeceu Gheorghiu.

Entre os 53 expositores brasileiros, 28 integram os projetos Brazilian Beef, Brazilian Chicken, Brazilian Pork, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Duck, promovidos pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) e pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a ApexBrasil. Esses projetos têm como foco ampliar a presença das proteínas animais brasileiras no cenário internacional.

Missão à China

A participação do Brasil na SIAL China 2025 encerra uma intensa agenda de promoção comercial liderada pela ApexBrasil, iniciada durante a visita oficial do presidente Lula à China. A missão teve início em 12 de maio com o Seminário Empresarial China-Brasil, em Pequim, que reuniu mais de 700 empresários e resultou no anúncio de R$ 27 bilhões em novos investimentos chineses no Brasil. O evento foi promovido em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

A agenda seguiu com ações voltadas ao agronegócio, no dia 14/5, como o seminário Diálogos Brasil-China para Segurança Alimentar, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA); a inauguração do novo escritório da carne brasileira na China, coordenado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC); e o fortalecimento da colaboração com a rede Luckin Coffee, que abrirá 34 novas lojas temáticas do Brasil no país.

Outro destaque foi o evento The Beef and Road: Bridging the Brazil-China Beef Routes, realizado no dia 15/5, em parceria com a ABIEC, em Nanjing. A iniciativa reuniu 25 empresas brasileiras e 30 chinesas para um seminário, rodadas de negócios e um jantar de gala, impulsionando a carne bovina brasileira em novas regiões.

A China, principal parceira comercial do Brasil, continua sendo um mercado estratégico para o agronegócio. Em 2024, o comércio bilateral chegou a quase US$ 160 bilhões, com superávit de US$ 30,7 bilhões para o Brasil, puxado por carnes, soja, frutas e café.

  • Fonte: OvoSite, com informações da ApexBrasil
  • Autor:Redação

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