Terminou bem sucedida a participação da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) na SIAL China 2025, realizada entre os dias 19 e 21 de maio em Xangai,
Com uma robusta ação institucional focada no fortalecimento da posição do país como fornecedor confiável, sustentável e competitivo, a ABPA contou com espaço exclusivo em meio ao evento.
Cinco agroindústrias associadas – Alibem, Aurora, Bello, Somave e Vibra – participaram diretamente das rodadas de negócios com compradores e autoridades chinesas. A agenda também incluiu reuniões institucionais estratégicas com stakeholders locais, ampliando os canais de diálogo e cooperação entre os setores público e privado.
“A China é um dos mais relevantes destinos das exportações brasileiras de proteína animal. Estar na SIAL China neste momento, com forte presença institucional e empresarial, foi essencial para demonstrar a confiabilidade sanitária, a solidez do abastecimento e o compromisso do Brasil com a sustentabilidade”, destaca o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
A missão também marcou o fortalecimento das ações da ABPA no continente asiático, com a recente inauguração do novo escritório de representação da entidade em Pequim. A estrutura ampliará o monitoramento de mercados e a articulação com stakeholders estratégicos na Ásia.
A presença brasileira na SIAL China 2025 integra o projeto setorial Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork, fruto da parceria entre ABPA e ApexBrasil, que visa promover as exportações e consolidar a imagem dos produtos avícolas e suinícolas nacionais em mercados internacionais.
Mais informações sobre a SIAL China estão disponíveis em: www.sialchina.com.
SOBRE A ABPA – A ABPA é a representação político-institucional da avicultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 12 bilhões. Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a ApexBrasil, das cinco marcas setoriais das exportações brasileiras de aves: Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Duck. Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos, de material genético e de carne de frangos.
SOBRE A APEXBRASIL – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
SOBRE AS MARCAS SETORIAIS – Os Projetos Setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders, Brazilian Duck e Brazilian Pork são mantidos pela ABPA em parceria com a ApexBrasil com o objetivo de promover junto ao mercado internacional as carnes de frangos, de suínos, patos, ovos e material genético produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos destes setores produtivos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Cerca de 62 empresas participam dos projetos atualmente. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].