O evento reuniu 1.500 profissionais do setor no CentroSul, em Florianópolis (SC), e encerrou com homenagem a pioneiros, premiações técnicas e o tradicional Jantar do Galo.
Após três dias intensos de partilha de conhecimento e networking, durante o 15º Simpósio Técnico da ACAV, realizado no CentroSul, em Florianópolis (SC), estudantes, especialistas, profissionais experientes e autoridades do setor de avicultura se reuniram no início da noite de quinta-feira (7), para acompanhar uma homenagem atenciosa aos 30 anos de história do simpósio, seguido do Jantar do Galo. Afinal, o primeiro evento foi realizado em 1995, na cidade de Xanxerê, oeste de Santa Catarina, quando um grupo de lideranças decidiu criar um espaço de encontro técnico e estratégico voltado às incubadoras e matrizes. De lá para cá, o evento tornou-se um dos mais importantes do setor e que está no calendário de grandes empresas.
Para marcar a celebração destas três décadas, a organização do simpósio contou com o talento e a criatividade do artista Luciano Martins, que também assinou as ilustrações que ficaram expostas no lounge do evento, durante os três dias de simpósio. Ele produziu e entregou em mãos uma ilustração criada exclusivamente para esta edição comemorativa. As autoridades que estiveram no palco para realizar a entrega da homenagem, ao lado do artista, foram Bento Zanoni, coordenador geral do evento deste ano, Marcondes Aurélio Moser, presidente da ACAV, Ronaldo Muller e José Antônio Ribas Júnior, ambos ex-presidentes da ACAV.
Os homenageados da noite foram escolhidos por seu papel fundamental como integrantes pioneiros da comissão organizadora do simpósio. Foram eles que idealizaram, acreditaram e deram os primeiros passos para transformar o evento na proporção que ele tem atualmente. São eles: Fábio Bittencourt, que também representou Cláudio Luis Schell a pedido da família, Marcos Téo e Celso Matiollo. A ocasião foi seguida de uma homenagem póstuma a Cláudio Luis Schell.
Encerrando o momento de homenagens, o presidente da ACAV, Marcondes Aurélio Moser, fez questão de agradecer às 1500 pessoas que fizeram o 15º Simpósio da ACAV acontecer. Ele reforçou a importância de conexão e do crescimento do setor com tanta troca de informações entre profissionais importantes para a avicultura. “Viva a avicultura catarinense”, finalizou. Matiolo, por sua vez, de forma bastante entusiasmada, agradeceu a todos e relembrou as famílias Brandalize, Fontana e Paludo que deram início à avicultura de escala, tornando Santa Catarina e o Brasil reconhecidos como uma potência mundial. Já Zanoni, após parabenizar a todos, fez questão de lembrar que a data do simpósio de 2027 está marcada e será de 10 a 12 de agosto: “muito obrigado e nos vemos no próximo simpósio”, disse.
Finalizando os discursos de agradecimento, Ribas parabenizou a todos os diretores e ex-diretores, bem como o artista Luciano Martins. “O setor engloba uma boa parte das pessoas que fazem o Brasil que dá certo. A avicultura tem muitos reconhecimentos e faz um trabalho muito sério de biosseguridade, essa talvez seja a nossa maior virtude! Que continue sendo uma história de sucesso”, concluiu.
Premiações
Após a celebração aos homenageados, foi realizada a entrega da Premiação Melhores Lotes Cobb, tendo como referência o ano de 2024. Para o entregar os troféus, subiram ao palco, o diretor de serviço técnico de vendas da Cobb-Ventress LatCan, Vitor Hugo Bradalize, o diretor-associado de serviços técnicos no Brasil, Eduardo Loewen, o gerente regional da Cobb para Santa Catarina e Rio Gramde do Sul, Elisar Camilotti e o diretor de vendas Gustavo Trtiquês.
Em Santa Catarina, os destaques foram:
– Na categoria Ovos Totais, com a marca de 192.9 ovos por fêmea no lote 27, a vencedora foi a Granja Faria, representada por João Panho e Kleber Martins;
– Na categoria Melhor Índice de Eclosão do estado, com média de 85% no lote 213/15, a vencedora foi a Aurora, representada por Luis Carlos Farias e Wendy Bresolin;
No Rio Grande do Sul, os destaques foram:
– Na categoria Ovos Totais, com 188,7 ovos por fêmea no lote 318, a vencedora foi a Granja Pinheiro, representada por Diego Migliavaca e Guilherme Marcansoni;
– Na categoria Melhor Índice de Eclosão, com média de 81,8% no lote 316, a vencedora foi a Vibra, representada por Giovani Mariani.
Encerrando o último dia do evento
Após momentos emocionantes e de atenção com a história do simpósio e da avicultura catarinense, a jornalista Fabiana Nascimento encerrou o momento, convidando a cantora Melizza para subir ao palco e embalar a todos os presentes durante o tão esperado Jantar do Galo.
O 16º Simpósio Técnico da ACAV será realizado de 10 a 12 de agosto de 2027, no CentroSul, em Florianópolis (SC). É possível acompanhar as novidades pelo site https://acav.quemvai.com.br/ e pelas redes sociais no @acavsc.